Milhares de pessoas comemoraram na praia de Copacabana
O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, e o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, assinaram hoje o contrato que oficializa a cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A candidatura carioca apresentou o projeto mais caro entre as quatro aspirantes - Chicago, Madri e Tóquio também concorriam. O alto custo chega a US$ 13,92 bilhões. O documento foi firmado com o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o belga Jacques Rogge, que nesta sexta-feira (02) fez o anúncio oficial da vitória da candidatura carioca, em Copenhague, na Dinamarca.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, o presidente Lula não conseguiu conter sua emoção pela escolha do Rio e chorou muito. "Chorei agora porque não tive a coragem de chorar na hora da apresentação", disse Lula. "Sinto um pouco de alegria e de preocupação, porque o COI aumentou nossa responsabilidade, mas desafios são importantes e o Brasil precisava dessas olímpiados", acrescentou.
O presidente também lembrou a expectativa pela chegada a Copenhague do presidente norte-americano, Barack Obama, pois muitos analistas acreditavam que com a presença dele a candidatura de Chicago dificilmente perderia a disputa. "Obama não estava disputando, assim como eu. O que estava em jogo era o melhor projeto", afirmou.
Na entrevista coletiva após a assinatura do contrato, Lula brincou com os jornalista quando lembrava que foi vaiado no Maracanã durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007. "Depois de 2016, o Rio estará pronto para sediar até as Olimpíadas de inverno", falou. Nuzman, por sua vez, reconheceu que a cidade ainda não está pronta, mas afirmou que não faltará esforço para a realização do evento em 2016.
Na primeira rodada de votação hoje, Chicago, que era considerada favorita, foi eliminada. Na segunda, foi a vez de Tóquio sair da disputa. Na decisão, o Rio venceu Madri por 66 votos a 32, diferença bastante expressiva.
Sites especializados como o "Game Bids" e o "Around The Rings" colocavam a capital fluminense como a favorita, com ligeira vantagem sobre Chicago. A cidade norte-americana, porém, era a favorita em casa de apostas, seguida pelo Rio.
Entre os quatro países com cidades candidatas, o Brasil era o único que ainda não havia recebido nenhuma Olimpíada. O caráter inédito da candidatura carioca foi bastante ressaltado na apresentação feita pelo Rio de Janeiro antes da votação.
FolhaOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário