Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ministério da Saúde publica portaria credenciando um NASF para o município de Itaporanga

Acabo de receber a ótima notícia do Secretário Municipal da Saúde, Dr. Gaudêncio Mendes, e de Ruclenato Gomes, ambos estão em João Pessoa participando de encontro convocado pela Secretaria Estadual de Saúde, de que o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, credenciou a cidade de Itaporanga para receber a implantação de um NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
Com o credenciamento de um NASF, o município de Itaporanga irá receber mensalmente R$ 20 mil para contratação de profissionais da área de saúde, tais como: Fisioterapeuta, Bioquimico, Pediatra, Nutricionista, Psicologo, entre outros. Sem dúvidas, uma ótima notícia para a população local. O credenciamento foi feito através da PORTARIA Nº 2.325, de 6 de outubro de 2009, com o código nº 2507002 para o município de Itaporanga.
Além disso, está para ser publicada nos próximos dias a portaria de credenciamento do PSF da Vila Mocó. O município também receberá nos próximos dias liberação dos recursos da Gestão Plena. E ainda, recursos para o Laboratório de Protese Dentária.
Dr. Gaudêncio (foto) e Ruclenato encontram-se desde segunda-feira (05), em João Pessoa, participando juntamente com outros gestores de saúde, convocados pela Secretaria Estadual de Saúde, para definir os serviços que podem oferecer e os que precisarão pactuar com outras cidades, dentro da nova Programação Pactuada e Integrada (PPI), aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite da Paraíba (CIB-PB). Para utilizar o sistema informatizado da PPI, os gestores municipais, estão participando de oficinas realizadas no Hotel Ouro Branco, que teve inicio segunda e prossegue até sexta-feira (9).
Durante as oficinas, a SES disponibiliza um computador para cada participante. Depois de assistirem a uma explanação sobre o funcionamento do sistema informatizado da PPI, os gestores partem para as aulas práticas, nas quais aprendem a alimentar a base de dados do programa com as informações sobre os seus municípios, escolhendo os serviços que podem oferecer e os que precisarão ‘comprar’ a outras cidades. No final das oficinas, eles levam uma cópia do sistema para instalar nas suas secretarias de saúde e fazer os ajustes necessários.

Nenhum comentário: