Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ex-secretário Eitel Santiago critica ação do MPF na PB em proibir exibição da imagem de presos

Eitel Santiago, na foto acima, e Djaci Brasileiro, então secretários da SESDS e SEDH respectivamente, em visita ao editor no ano passado.
Está de parabéns o ex-secretário de Segurança Pública da Paraíba, o subprocurador da República Eitel Santiago que criticou nesta quinta-feira (8) a recomendação adotada pelo chefe da Procuradoria da República na Paraíba, Duciran Farena, de proibir a exibição de imagens de presos no Estado. Segundo ele, o crime é uma ação pública e não pode, em que pese a necessidade de se respeitar os limites da dignidade humana, ser acobertado. Eitel é um dos poucos até o momento que a se contrapor a medida adotada pelo MPF-PB.
“A quem interessa a proteção da imagem de assaltantes de bancos, estupradores, assassinos, muitos pegos em flagrante delito?”, questiona Eitel, que já foi Corregedor Geral do Ministério Público Federal. Ele disse que, muitas vezes, a exibição da imagem de um criminoso facilita que vítimas possam reconhece-lo como autor de outros crimes, facilitando as investigações policiais e judiciais. “Essa história de aplicar os Direitos Humanos apenas para bandidos é uma ideologização errônea do combate ao crime”, disse.
Eitel Santiago lembrou ainda que o próprio Ministério Público Federal não aplica o mesmo rigor em proteção da imagem dos criminosos quando se trata de investigações patrocinadas pelos procuradores, especialmente contra sonegadores.

Nenhum comentário: