Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Eleições 08: veja como está a disputal eleitoral nos vinte municípios do Vale do Piancó. Iniciando por Itaporanga, Piancó e Conceição.

O Blog neste momento mostra como está a disputa eleitoral nas vinte cidades do Vale do Piancó, onde apresentam-se acirramento na maioria delas, inclusive, com criaturas se rebelando contra seus criadores. É só conferir, iniciando pela disputa na "Rainha do Vale".
Na cidade de Itaporanga, o cenário político é seguinte:
Projeta-se para as eleições deste ano em Itaporanga a disputa eleitoral mais acirrada de todos os tempos diante dos cenários apresentado, até o presente momento. Onde o prefeito Antônio Porcino (PMDB) deve disputar a reeleição tendo como vice o madeireiro Toinho da Loja (PMDB), ex-presidente da Câmara. Já pelo esquema cassista não há certeza de união em torno um nome consensual, assim sendo o PSDB dispõe dos nomes do secretário estadual Djaci Brasileiro e do ex-prefeito José Silvino enquanto o PTB dispõe dos nomes do ex-prefeito Will Rodrigues e do vereador Audiberg Alves, que já se lançou candidato mesmo sem obter apoio declarado dos demais. No entanto, para o Palácio da Redenção a chapa ideal seria Djaci/Will (foto). Como alternativa oposicionista aparece a candidatura do grupo de centro-esquerda (PTN/PCB/PV e PCdoB), que dispõe dos nomes do advogado Neto Ferreira (PC do B) e do agropecuarista Virgulino Leite (PCB), para formação da chapa de oposição.
Retrospectiva: em 2004, o então vice-prefeito Antônio Porcino deixa o PTB, rompendo com então prefeito Will Rodrigues, e migra para o PMDB, aliando-se com o então deputado estadual Djaci Brasileiro. A chapa Porcino/Silvino, com o apoio de Djaci, obteve 6.637 votos e ganhou aquela eleição com uma maioria histórica de 1.673 votos derrotando Will Rodrigues, que obteve 4.964 sufrágios.
Na cidade de Piancó, o quadro político é o seguinte:
O quadro político em Piancó promete pegar fogo diante da proximidade entre a atual prefeita Flávia Galdino (PR) e o ex-prefeito Edvaldo Leite (PTB), que numa aliança política resulta na indicação de Marcos Leite (filho de Edvaldo) como candidato à vice na chapa de Flávia. Em se concretizando, eles enfrentarão o empresário Sales Lima (DEM), por uma ironia, o candidato do grupo cassista que tem hoje Edvaldo (foto) como maior liderança. Entenderam? Nem eu! Coisas da política...
Retrospectiva: em 2004, Flávia Galdino, com 3.917 votos, sagrou-se vitoriosa com uma maioria de 129 votos em cima do segundo colocado Edvaldo Leite, que mesmo renunciando a candidatura uma semana antes do pleito obteve 3.788 sufrágios. Sales Lima obteve 1.416 votos e Pádua Leite 266 sufrágios, ressaltando que este não fez campanha devido a problemas familiares. É interessante observarmos que se tivessem marchados juntos os aliados Sales e Edvaldo teriam obtidos nas urnas 5.174 votos, o suficiente para colocar uma ampla maioria sobre a votação de Flávia. Ou seja, faltou estratégia e planejamento para continuar no poder.

Enquanto que na cidade de Conceição:
O atual prefeito reeleito Alexandre Braga (PSB) tem sobre a mesa, os seguintes nomes para apoiar como o candidato do esquema braguista à prefeitura: a ex-deputada Vani Braga, atual secretária de Ação Social, e Wilsinho, ambos do PMDB. De cara, o esquema do ex-governador Wilson Braga já não tem mais como aliado o ex-prefeito João Deon, marido da atual vice-prefeita Nena Diniz.
O casal deve apoiar a candidatura do ex-vereador Nilson Lacerda (PSDB) indicando João como vice. Levando-se em conta que nas eleições passadas Nilson, sozinho, perdeu por apenas 692 votos é de se projetar uma disputa acirrada este ano.
Retrospectiva: em 2004, o prefeito Alexandre Braga, com Nena como vice, obteve 5.298 votos conseguindo derrotar Nilson Lacerda (foto), que obteve 4.606 votos

Nenhum comentário: