Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Após diversas denúncias Biblioteca "Paulo Correia" teve finalmente atenção das autoridades locais.

Após diversas denúncias feitas, ano passado, através dos sites locais, de jornais e até em rádios, do abandono que se abateu sobre a Biblioteca Municipal "Paulo Correia" é que foi parcialmente solucionado esse descaso, com uma completa limpeza de suas dependências e colocação de novas estantes para a exposição dos livros ali constados, que trata-se de um importante acervo. Mesmo assim, o estopim se deu após um protesto escrito, publicado no Jornal Folha do Vale semana passada, pelo itaporanguense Antônio Fonseca, radicado em São Paulo, clamando das autoridades constituidas respeito a cultura e memória da cidade. Ou seja, foi obrigado um conterrâneo que reside atualmente no sul do País tercer sua decepção com este cenário para que nossas autoridades pudessem fazer algo. Porém, na época das denúncias o próprio secretário de educação, Geraldo Pedro, reconheceu o cenário e afirmara que as providências estariam sendo tomadas, resultando no melhoramento encontrado hoje na Biblioteca.
Logo na manhã de segunda-feira, 11, uma comissão de vereadores formada, por : Cláudia Queiroz, José Valeriano, Herculano Pereira e Audiberg Alves, se dirigiu até a citada Biblioteca e constataram in loco o que acontera. De lá os edis sairam convictos da necessária intervenção no local e foram até o gabinete do prefeito cobrar uma solução para aquela degradação cultural. Hoje, o vereador Herculano Pereira (foto) retornou à Biblioteca e já observou que, pelo menos, o descaso de antes com livros espalhados pelo chão (foto em baixo) fora solucionado, após a colocação de novas estantes. No entanto, o vereador acha que ainda não é o bastante: "Precisamos cuidar mais desse imenso e grandioso acervo cultural, que existe aqui (Biblioteca), que representa a história e memória de nossa cidade. Inclusive, estarei apresentando, nos próximos dias, requerimento solicitando a construção de um novo prédio, em local apropriado para o povo, com sua imediata remoção", disse Herculano.
Na verdade, a Biblioteca "Paulo Correia" além de ter passado por essa constrangedora situação de degradação, sua localização está afastada do acesso espontâneo da comunidade local. A leitura e a cultura deve ir de encontro ao público alvo, e continuando onde está dificilmente a Biblioteca deixará de ficar em último plano no quesito de atenção destinada pelas nossas autoridades.
Denúncias feitas pelos sites, jornais e rádios, mostraram o descaso e abandono da Biblioteca com os livros jogados pelo chão, empoeirados e cheios de teias de aranha. Um absurdo!

Nenhum comentário: