Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Disputa entre Nosman e Expedito não agrada a Maranhão que cancela de novo vinda à Itaporanga. Expedito pode ser chamado a assumir secretaria

No início do dia recebi e-mail da assessoria da coligação "Paraíba Unida", que tem o governador como candidato à reeleição, dando conta que Maranhão, segundo o executivo Rui Leitão, faria sua primeira carreata no Sertão no próximo sábado (14) saindo às 9h da manhã da cidade de Conceição com encerramento em Piancó. No entanto, agora à noite, recebo novo comunicado de que o governador resolveu modificar o intinerário e excluir do trajeto vinda à cidade de Itaporanga.
De acordo com a nova informação passada ao blog o governador inicia a carreata em Cajazeiras com término em Conceição, por volta das 10h da manhã e de lá pega o avião com destino à João Pessoa. Mas nada de seguir o restante do percurso até Piancó. Porquê? Porque o clima em Itaporanga no grupo maranhista não está pra muita conversa, não.
O problema é que o PMDB tem um candidato a deputado estadual, que é o itaporanguense Expedito Leite, apoiado pelo grupo petebista (Audiberg Alves e vereador Zé Valeriano), além de outros quatro vereadores (Lula da Farmácia, Duvan, Zé Porcino, Zeca). Porém, o presidente do PMDB local, o ex-prefeito Antônio Porcino, vota no também itaporanguense Nosman Paulo (PT do B). Ou seja, um dos dois grupos terá um desempenho pífio ao abrir das urnas, o que estaria afetando drasticamente a campanha de Maranhão.
E como o governador sabe do prejuízo que terá em Itaporanga espera que a coisa se resolva o quanto antes. Só que a ida ao governo de emissários do grupo que apoia Expedito com o objetivo de tentar uma desistência de Nosman em prol de Expedito, deixou Porcino e o próprio Nosman vermelhos de raiva. O resultado foi que Porcino bateu o pé e determinado disse que não aceita a desistência de seu candidato. E, ainda, que os candidatos da majoritária (Maranhão, Vitalzinho e Santiago) quando estiverem em Itaporanga só tem um palanque pra subir: o de Nosman.
Com a guerra declarada, no banquer da campanha maranhista foi jogada na mesa uma nova cartada que será oferecida à Expedito que este venha a desistir de sua candidatura, já que Porcino não aceita a desistência de Nosman. O governador pode anunciar Expedito Leite como secretário executivo da Infra-Estrutura, cargo hoje ocupado por Francisco Carlos Firmino (que apoia Expedito).
Com essa manobra, o núcleo da campanha espera que o desempenho de Maranhão melhore em Itaporanga já que só estaria em campo uma única candidatura a deputado estadual. Enquanto isso não acontece o governador José Maranhão continuará tendo sua vinda à itaporanga adiada.
Nosman, independente de Porcino, já tem uma base formada em Itapranga que lhe rendeu na última vez que se candidatou a deputado uma votação de quase 500 votos. Com o apoio declarado de Porcino espera-se uma boa votação que aliado à outros colégios eleitorais possa pavimentar a conquista de uma cadeira na Assembléia.

Nenhum comentário: