Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equipe da Infância e Juventude do MPPB ministra capacitação para Conselhos Tutelares do Vale

Foi realizada nesta quarta-feira (18), das 8h às 14h no Forúm "João espínola Neto" em Itaporanga, uma Capacitação dos Conselhos Tutelares do Estado da Paraíba, que faz parte do Plano Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público da Paraíba - MPPB. Participaram do evento os conselheiros tutelares de 19 municípios do Vale do Piancó. Paralelo houve ainda uma Audiência Pública para debater o Combate a Evasão Escolar, Criação e Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Conselhos Tutelares.
A referida capacitação foi coordenada pelos Promotores de Justiça: Dr. Eduardo de Freitas Torres (da Comarca de Itaporanga) e dr. Elmar Thiago Pereira de Alencar (da Comarca de Piancó. A Promotora da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Drª Soraya Soares Nóbrega Escorel (Coordenadora da Equipe Especializada da Infância e Juventude e Educação) foi a responsável pela apresentação de painéis e por ministrar a palestra. Dentre as autoridades presentes ao evento registramos a presença dos prefeitos Edivan Féliz, de Catingueira, e Celino Farias, de Igaracy, além de secretários municipais de Ação Social e Educação de 19 municípios do Vale do Piancó, à exemplo de Geralda Figueirêdo e Francisco Raimundo, respectivamente, gestores da Assistência Social e da Educação do município de Itaporanga.
A promotora Drª Soraya Escorel informou aos presentes sobre o site Prioridade Absoluta (http://www.prioridadeabsoluta.com.br/) que é uma ferramenta de defesa do princípio constitucional de que os direitos da criança e do adolescente devem ser uma prioridade absoluta do Estado, da sociedade e da família. De acordo com a promotora o site tem como campanha permanente o valor de orientar como forma de prevenção.Em sua palestra, Drª Soraya ressaltou a importância de políticas de proteção às crianças e jovens considerando a necessidade de atenção especial ao futuro que essas ações implicam. Fortalecendo o espaço dos conselhos, capaciantando-os e um pouco mais tanto os secretários e assessores, para a participação do dia-a-dia. Drª Soraya, que atuou na comarca de Itaporanga por muito tempo no início da década de 90, ficou um tanto emocionada ao lembrar lutas da época, ao falar da estátua do Cristo Rei, dentre outros assuntos.Além dos conselheiros de Itaporanga (Leo, Júnior, Marcelo e Roberta) estiveram presentes conselheiros de: Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Coremas, Conceição, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó, Olho D'Água, Santa Inêz, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e São José de Caiana. A única cidade que não participou do evento foi Serra Grande. A presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga e Delegada Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheira Roberta Pereira, usou da palavra para falar sobre atuação e iniciativas empreendidas em Itaporanga, enfatizando, ao final, que: "lugar de criança é na família, é na escola, mas, principalmente no orçamento público". Na oportunidade foi servido um coffe break aos presentes.

Nenhum comentário: