Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ibope revela que Maranhão ampliou vantagem e já venceria Ricardo no 1º turno

De acordo com o Ibope, Maranhão já venceria no 1º turno.
A nova pesquisa Ibope com os números sobre as eleições para o Governo da Paraíba mostram pela primeira vez o governador José Maranhão (PMDB) vencendo a disputa já no primeiro turno. De acordo com os números divulgados nesta sexta-feira (27) pelo JPB 2ª Edição, das Tvs Cabo Branco e Paraíba, o peemedebista aparece com 53% das intenções de votos, contra 31% do segundo colocado, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB).
A diferença entre os dois candidatos, que era de 12% em maio e foi para 16% no final de julho, agora é de 22%. Com relação aos outros quatro candidatos que disputam a eleição, Lourdes Sarmento (PCO) aparece com 1% e todos os outros não saíram de 0%: Francisco Oliveira (PCB), Marcelino (PSTU) e Nelson Júnior (PSOL). Brancos e nulos somam 7% e os indecisos são mais 7%.
Esta é a primeira pesquisa do Ibope desde que o guia eleitoral gratuito no rádio e na TV foram iniciados e mostram um fortalecimento na candidatura de Maranhão. O atual governador, que na última pesquisa perdia em João Pessoa e em Campina Grande, passou Ricardo na Capital e diminuiu a vantagem do socialista em Campina.
Maranhão agora aparece com 47% das intenções de votos dos pessoenses e com 36% das intenções de votos dos campinenses, enquanto que Ricardo Coutinho tem 42% e 38% respectivamente. Um mês atrás Ricardo vencia em João Pessoa por 39% a 36% e em Campina por 42% a 36%.
A maior vantagem do peemedebista é registrada na região da Borborema, onde Maranhão aparece com 63% das intenções de votos contra apenas 26% de Ricardo Coutinho. Mas o atual governador vence Ricardo ainda nas regiões da Zona da Mata (59% a 25%), Agreste (59% a 24%) e Sertão (49% a 34%).
Esta terceira pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto. Foram entrevistadas 1204 pessoas e a margem de erro para mais ou para menos é de 3%. A pesquisa tem índice de confiança de 95% e está registrada tanto no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (sob o número 26522/2010) como no Tribunal Superior Eleitoral (sob o número 25670/2010). (Paraíba1)

Nenhum comentário: