Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ibope confirma existência de duas pesquisas e diz que Zé Maranhão cresceu em dois dias. Coligação de Ricardo entre no TRE contra relatórios distintos

Está causando o maior quiprocó esse negócio do Ibope ter feito uma pesquisa para consumo interno, para um cliente, com um relatório e não mais do que 24 horas depois ter iniciado levantamento com outro relatório para uma outra pesquisa encomendada pela pela TV Cabo Branco sobre a disputa pelo Governo do Estado.
O caso é o seguinte: entre os dias 21 e 23, do corrente, o Ibope realizou pesquisa onde a coleta de dados, segundo informações chegadas ao blog, davam uma diferença de 9,3% entre Maranhão e Ricardo, principais candidatos em disputa. Os números não podemos divulgar na íntegra porque não foram autorizados sua publicação pelo contratante. Como já disse foi feita para consumo interno.
No entanto, o que chama atenção é que uma outra pesquisa foi feita pelo Ibope entre os dias 24 e 26, passados, onde o relatório apontou em torno de 22% a diferença entre Maranhão e Ricardo, com vantagem pró-Maranhão. Em nota encaminha à imprensa o Ibope justifica a diferença dos números em tão curto espaço de tempo devido o 'contexto' nos últimos dias por ter detectado em vários outros estados uma oscilação favorável aos nomes apoiados pelo presidente Lula, no caso da Paraíba o governador Maranhão.
Justificativa que confesso não me convencer. Ora, foram apenas 24 horas do término de uma para o ínicio da outra que pudesse resultar numa diferença tão grande entre um resultado e outro. Falando hoje (30) sobre o assunto, no programa Rádio Verdade, da Arapuan FM, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lembrou que se pesquisa eleitoral ganhasse nem ele nem seu pai, o ex-senador e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, não teriam sido eleitos.
"Nas duas vezes que fui eleito, as pesquisas mostravam que estava atrás. Ná véspera da eleição foi divulgada uma pesquisa onde eu estava 12% atrás do seria o primeiro colocado e eu ganhei. Meu pai também quando foi governador, as pesquisas o apontavam com mais de 30% atrás do primeiro colocado e ele ganhou", disse.
Por vias das dúvidas, o advogado Fábio Andrade, da coligação 'Uma Nova Paraíba', apresentou hoje no TRE-PB uma representação eleitoral contra o Ibope por causa da pesquisa divulgada pela TV Cabo Branco, na última sexta-feira (27). Ele acusa a existência de uma manipulação dos números e disse que houve migração de votos de um candidato para outro.

Nenhum comentário: