Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PB é o Estado com maior nº de municípios sem acesso à rede geral de abastecimento de água

A Paraíba é o Estado do Brasil com o maior número de municípios sem qualquer acesso à rede geral de água. Mais da metade das cidades nordestinas sem acesso ao serviço são paraibanas, ou seja, dos 21 municípios do Nordeste sem rede geral de água, 11 estão na Paraíba. Em todo o país, e um terço das cidades sem acesso ao serviço são paraibanos.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) ), anunciada na manhã de hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o estudo, a maioria da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto, No Brasil 33 municípios do País ainda recorrem a poço ou carro-pipa para distribuir água para a população.
Praticamente todos os municípios brasileiros têm acesso à rede geral de distribuição de água (99,4%). No entanto, ainda existem 12 milhões de domicílios sem acesso à rede geral de abastecimento. A região Norte foi a que mais expandiu o acesso à rede geral de abastecimento de água. Em 2000, era 86,9% e, em 2008, aumentou para 98,4%. No entanto, 33 municípios do País ainda recorrem a poço ou carro-pipa para distribuir água para a população. Entre os Estados, a Paraíba é o Estado com maior número de municípios (11) sem qualquer acesso à rede geral de abastecimento de água.

Nenhum comentário: