Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equipe da Setur inicia visita técnica em municípios membros do Forúm Turístico do Vale das Águas

Andando redondenzas do município: Segundo, Alexandre, o editor e Vivi
Nesta quarta-feira (18) demos mais um importante passo para a consolidação do Forúm Turístico Vale das Águas, projeto que abraçamos desde o início do ano e que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo em parceria com o Sebrae-PB, além do apoio do Ministério do Turismo. O FTVA, que tem sede em Itaporanga, compreende uma extensa área de 31 municípios. Até aqui fizemos várias reuniões para sua legalização, mas desde o início desta semana foi colocado em prática o registro das potencialidade de cada uma das cidades membros que, posteriormente, resultará na elaboração de um roteiro turístico.
A equipe técnica da secretaria, nas pessoas de Alexandre Magno e Vivi, estão fazendo as visitas técnicas nos municípios catalocando cada atrativo turístico. Esta semana, já passaram por Conceição, Santana de Mangueira, Ibiara, São José de Princesa, Manaíra, Nova Olinda, Pedra Branca e, hoje, estiveram em Itaporanga, aonde conferiram pontos na zona rural do município. Amanhã, eles seguem para Igaracy, Aguiar, Piancó, Olho D'Água, Emas e Catingueira.
O FTVA vai trazer gerão de renda e vai fazer crescer os setores de comércio e serviço, assim como já é visível na região do Brejo Paraibano com a execução do "Caminhos do Frio". A parte hoteleira, eventos, grastonomia, o artesanto, entre outros, tudo isso vai ser beneficiado porque o turismo envolve mais de 180 categoria de serviços e certamente os investimentos virão através deum turismo sustentável e permanente. E essa visita técnica é o primeiro passo da parte prática do projeto.
Um dos locais que mais fascinou a equipe técnica da Setur um conjunto de belezas naturais formadas por tanques com diversas formas, como o da foto acima que tem o formato de uma cruz e uma profundidade de mais de cinco metros.Esse conjunto de pedras e rochedos que encontramos na Comunidade Frade, em Itaporanga, e um valor turístico invejável é, em certo ponto, desconhecido dos próprios itaporanguenses.Barragem Saco de Nova Olinda foi um dos pontos visitados pela equipeO Bangalô (foto acima) existente na Fazenda Logradouro, em Itaporanga, tem plenas condições de fazer parte do roteiro como ponto estratégico entre atrativos rurais.A caminhada que é feita numa trilha (foto acima) nas serras de Nova Olinda é um atrativo interessante e que será inserido, sem dúvidas, no roteiro a ser elaborado.

Nenhum comentário: