O deputado federal Efraim Filho (DEM) concedeu entrevista ao editor no 'Show de Notícia', excepcional deste sábado (07), levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM do meio-dia às 14h. Presidente da Juventude Nacional dos Democratas, o jovem parlamentar tem se destacado no Congresso Nacional pela qualidade de sua atuação, como representante de um dos Estados mais pobre do Brasil. "Minha missão era chegar em Brasília para aumentar o nível de representatividade da Paraíba. Porque nós somos um Estado pequenino, no Nordeste, mas um Estado guerreiro, vibrante e temos que estarmos inseridos nos grandes debates do País", disse.
Efraim, que participou logo cedo de encontro com Agentes de Saúde do Vale do Piancó, foi indagado pelos ouvintes acerca de vários temas, entre os quais: dívidas dos pequenos agricultores, campus universitário em Itaporanga, ações do MST, reforma agrária, transosição do São Francisco, entre outros. Confira trechos do que Efraim Filho respondeu:
Dívidas dos pequenos agricultores
"É um absurdo o quanto um agricultor sofre para pagar dívidas e cobranças de multas indevidas. Vemos hoje o Governo brasileiro perdoando dívidas da Bolívia, da Venezuela, do Paraguai, de países africanos. E porque não pode perdoar as dívidas de pequenos agricultores nordestinos? Que muitas vezes está devendo por problemas com a seca. Os bancos oficiais, principalmente, o Banco do Nordeste, entre outros, são cruéis com os pequenos agricultores que quando atrasam uma ou duas parcelas já tem um oficial de justiça em sua porta. Isso é coisa de quem vive dentro dos gabinetes e não conhece a vida sofrida do pequeno agricultor, não sabe o duro que ele dá pra poder produzir", comentou.
Comissões no Congresso e na Câmara
Comissões no Congresso e na Câmara
"Além da Comissão Especial no Congresso que analisa a PEC dos ACS eu também sou o único deputado paraibano presente na Comissão que analisa a reforma universitária, que estuda um novo modelo de universidade. Com um novo modelo de aceso acabando com o velho vestibular, já defasado. Um novo modelo de gestão".
Reforma Agrária, Campus da UFCG, Transposição
"Sou a favor da reforma agrária mas sou contra alguns líderes que tem manipulado os trabalhadores sem terra para praticarem a baderna. [...] Quanto ao Campus da UFCG em Itaporanga, acho que a parte política foi feita, porém, não costumo olhar pra trás e vou destinar recursos para a UFCG, como já fiz várias vezes, para tentar viabilizar isso. Mas é preciso uma mobilização geral de toda a sociedade. [...] Mesmo sendo da oposição tenho votado em matérias de interesse do povo brasileiro e uma das ações que parabenizo o presidente Lula é essa determinação com relação à transposição. E o Vale do Piancó precisa sim ganhar um braço nesse projeto", analisou.
Já com relação as definições ou indefinições das oposições em se tratando da disputa eleitoral do ano que vem, o deputado federal não escondeu o jogo e deixou claro o que pensam os Democratas:
"Olha Ricardo, se você demora demais pra tomar uma decisão quanto a formação da chapa majoritária, como acontece hoje com a oposição, só tem uma pessoa que ganha com isso: o governador Zé Maranhão. O único que sai fortalecido com essa indefinição é Zé Maranhão. É o único que vai ocupar os espaços que não temos ocupado. Essa é uma visão dos Democratas, do senador Efraim Morais, um político experiente e na minha concepção o que mais visão de futuro da Paraíba, tem. Quando ele saiu candidato ao Senado (em 2002) todo mundo o chamava de doido, de louco, em 4º lugar nas pesquisas. Efraim fareja os problemas ou facilidades quando estão por acontecer. Então, o senador deixou bem claro o recado: Nós temos que virar o ano com a chapa definida, seja como for... Mas, nós temos que definir isso em 2009", pondera.
Continuando seu raciocínio, o deputado federal diz que as oposições não pode poder tempo e, por isso, deve entrar 2010 com o time titular em campo. "Em 1º de janeiro de 20010 nossa base aliada tem que saber pra quem vai trabalhar porque se agente deixar pra decidir isso em junho, só quem vai estar ocupando os espaços será o Governo. Então, a união das oposições é o projeto dos Democratas. Algo que os Democratas acredita e tem trabalhado. Quem vai ser o cabeça de chapa? Não sei! Mais, hoje, é imprescindível que o PSDB, o DEM e o PSB, além dos outros partidos (PP, PTB, PR, PPS, PDT, etc) precisam estar juntos. Se nos dividirmos, só favorece ao governador. Já tivemos o Maranhão I, o Maranhão II e, agora, estamos vendo o Maranhão III. Basta! Tá bom! Ninguém agüenta mais ver um Governo Maranhão (IV) assumindo o Palácio da Redenção em 2011. O que Zé Maranhão tinha de fazer já fez. Nós, da oposição, vamos montar uma chapa para ganhar as eleições. Vamos sentar: Efraim Morais, Cássio Cunha Lima, Cícero e Ricardo Coutinho, para formar uma coalizão, vencer as eleições em 2010 e devolver a Paraíba ao progresso e ao desenvolvimento", concluiu Efraim Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário