Esta semana, entre os dias 04, 05 e 06, foi realizada em João Pessoa, noa Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, a Conferência Estadual de Educação, que teve a participação de Delegados e observadores, de todos os 223 município, onde, durante esses três dias, aprofundaram as discussões sobre as questões educacionais locais e regionais, já realizadas nas conferência municipais e intermunicipais.
A cidade de Itaporanga esteve presente com uma caravana ciceroneada pelo secretário municipal da Educação, Josias Tolentino, e pela presidente do Conselho Tutelar e Delegada Regional dos Direitos da Criança e adolescente, Roberta Pereira (foto). A Conferência Estadual foi uma preparatória para o Conae 2010. O principal objetivo foi apresentar, discutir e aprovar propostas que serão enviadas à Organização organizadora Nacional que elaborará o Documento-Base o qual será analisado, modificado e aprovado na Conae, a ser realizada de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília.
A Conae tem por objetivo ser o mais amplo espaço para debate já realizado sobre a educação no país. A ideia é formar um pacto nacional pelo ensino, envolvendo todas as três esferas do Executivo, as entidades de trabalhadores, os profissionais da educação, estudantes e instituições educacionais de todas as modalidades. Segundo o próprio MEC, não há uma articulação completa no Brasil em torno da educação e por isso o cumprimento das metas para a erradicação do analfabetismo e o desenvolvimento do nível educacional são tão difíceis.
A Conferência Nacional tem como tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. Foram seis eixos temáticos para discussão: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; Financiamento da Educação e Controle Social e, por fim, Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário