Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 1 de agosto de 2010

Mensagem de Domingo: pelo profº João P. Filho

A liberdade é conquistada com amor e muitos encara a realização profissional, a rqieuza, o poder e a fama como desejáveis e admiráveis, devemos vê tudo isso como incidental e irrelevante para a verdadeira felicidade. O que importa de fato é o tipo de pessoa em que nos tranformarmos, o tipo de vida que vivemos.
Primeiro diga a si mesmo o que você deveria ser! Depois, faça o que tem que fazer. Para se ter uma vida boa devemos dominar os desejos, desempenhar as obrigações e aprender com clareza a respeito de si mesmo e de seu relacionamento com os outros. A vida deve ser vivida firmimente de acordo com a vontade divina e não caracterizada por manifestações extraordinárias.
A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não estão. Só depois de aceitar esta regra fundamental e aprender a diistinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis.
Se o seu objetivo é viver de acordo com estes princípios, lembre-se de que não será fácil: você deverá abrir mão internamente de algumas coisas e adiar mementaneamente outras. É possível que até mesmo precise privar-se de riquezas e poder se quiser atingir a felicidade e a liberdade. Não podemos escolher as circunstâncias externas de nossa vida, mas sempre podemos escolher a maneira como reagimos a elas.
Não exija ou espere que os acontecimentos ocorram à medida que você deseja que eles ocorram. Aceite os aconteceimentos quando eles realmente ocorrerem. Dessa forma a paz torna-se possível. A vida e a natureza são governadas por leis que não podemos mudar. Quanto mais cedo aceitamos esse fato, mais tranquilos seremos. A libberdade não é o direito ou a capacidade de fazer o que se quer.
A liberdade vem de compreensão dos limites de nosso próprio poder e dos limites naturais estabelecidos pela providência divina. Ao aceitar os limites e inevitabilidade da vida e ao trabalhar com eles, em vez de lutar contra eles, nos tornamos livres. Se, por outro lado, sucumbirmos a nossos desejos passageiros por coisas que não estão sob nosso controle, a liberdade está perdida.
Jesus, o grande mestre nos diz: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara". Quem é a verdade? Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A liberdade é o único objetivo que tem valor na vida. Não podemos ter coração leve se nossas mentes são um poço lastimável de medo e ambições. Apegue-se ao que é espiritualmente superior sem fazer caso do que as outras pessoas pensem ou façam.
Mantenha-se fiel as suas verdadeiras aspirações, não importa o que esteja acontecendo em torno de você. A vontade divna existe e dirige o universo com justiça e bondade. Jesus te ama.
Deus abençoe a sua vida.
Professor João Pereira Filho
Licenciado em Letras e Pós Graduado em Novas Tecnologias na Educação

Nenhum comentário: