Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Secretário da Educação participa do lançamento do Selo Comemorativo e da abertura do Museu do Sesquicentenário da Paróquia de Itaporanga

Dentro das comemorações dos 150 anos de instalação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Itaporanga, foi aberto e lançado nesta terça-feira (6), respectivamente, o Museu Sesquicentenário e um Selo Comemorativo à data, este promovido pelos Correios e Telegráfos. A soleindade aconteceu em frente a histórica Igreja do Rosário, primeira a ser construída no município.
Participaram do evento, dentre outros: Pe. Cláudio Barros (Pároco local), Pe. Josinaldo Pereira de Lima (Reitor do Seminário Diocesano - Cajazeiras), Professor Francisco Raimundo (secretário municipal da Educação), Petronila Neves (diretora do Colégio Diocesano "Dom João da Mata", de Itaporanga), da direção dos Correios na Paraíba e de representantes na 'Rainha do Vale', como Tico (gerência loca), Edenilson Campina (representando os funcionários aposentados dos Correios) e o carteiro Nilton Mendes (rep. os demais companheiros no estado).
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Itaporanga foi criada no dia 11 de julho de 1860, pôr decisão da Diocese de Olinda (PE) que tinha jurisdição sobre os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernanbuco, sabendo-se que naquele ano houve um movimento mundial de consagração a Nossa Senhora, daí a homenagem a Virgem da Conceição. O povoado de Misericórdia, no entanto, desde 1840, já possuia um templo, no caso a Igreja do Rosário, em torno de que o lugarejo nasceu e se desenvolveu, social e religiosamente. O professor Raimundo disse que se tratava de uma data sublime e que dignifica a história do município de Itaporanga pela presença forte e determinante da paróquia, através do trabalho sacerdotal desempenhados por valorosos vigários que passaram por aqui, dentre os quais o inesquecível Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho. A programação da festa segue com missas e apresentações religiosas até o próximo dia 11, quando se comemora a data de instalação da Paróquia. O Pe. Cláudio falou da alegria de viver este momento muito importante para os itaporanguenses, que participam de maneira efetiva das comemorações dos 150 anos da Paróquia local. Secretário Francisco Raimundo assinando livro de homenagensA Diretora do Colégio Diocesano, Petronila Neves, também prestigiou o evento Representando os carteiros Nilton Mendes, um dos mais antigos da PB, foi bastante aplaudido.

Nenhum comentário: