Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Com dez partidos Ricardo terá mais tempo do que Maranhão, que terá treze, no guia eleitoral

O candidato do PSB ao governo do Estado, Ricardo Coutinho terá mais tempo no guia eleitoral do rádio e televisão que começa a partir do dia 17 de agosto. Os dados extraoficiais divulgados por ambas coligações ontem para O Norte apontam a vantagem do socialista com mais de 40% (7 minutos e 18 segundos) do total de 18 minutos por bloco que será exibido às segundas, quartas e sextas até o dia 30 de setembro.
Na hipótese de segundo turno na Paraíba, a propaganda deve iniciar até 16 de outubro e será veiculada até o dia 29. No primeiro turno, José Maranhão terá um tempo médio de 7 minutos e 2 segundos (39,3%), Nelson Júnior do PSOL com 1 minuto e 16 segundos (7,66%), seguidos dos empatados Lourdes Sarmento do PCO e Marcelino Rodrigues (PSTU) com 1 minuto e 12 segundos (6,67%), cada.
Mesmo tendo agregado menor número de siglas, a vantagem da Frente de Oposição da Paraíba liderada por Coutinho foi confirmada com a adesão do PDT, de Damião Feliciano, e a manutenção doPP, de Enivaldo Ribeiro, no último dia das convenções. "São siglas com mais de 30 segundos de exposição e fundamentais para o somatório de tempo", destaca o secretário de Comunicação do PSB, Ednaldo Alves.
Outros fatores de peso foram as presenças do PSDB e DEM, partidos de peso que possuem ampla bancada parlamentar. "Os tucanos com 66 deputados e 93 segundos no guia são aliados imponentes", reconhece Ednaldo ao lembrar que o principal critério estabelecido na lei eleitoral para a definição do tempo de TV para os partidos é o quantitativo de parlamentares eleitos. "Quem tem a maior bancada, tem o maior tempo", completa.
Somados os tempos dos deputados da coligação governista puxada pelo PMDB que detém maior tempo entre as siglas, com respaldo de 13 legendas na base de sustentação e o reforço do Partido dos Trabalhadores (PT) com a segunda maior bancada em Brasília, o bloco possui 349 segundos de exposição. "Mas partidos nanicos como o PR, de Wellington Roberto, e o PSDC, ao menos na propaganda eleitoral gratuita, não somam", analisa a fonte do PMDB.
Durante as inserções do guia, a Frente de Oposição será formada por: PSB, PV, PTN, PTC, PSDB, DEM, PPS, PP, PDT e PRP. Já a Situação sai com a união do PMDB, PHS, PRB, PT, PSDC, PR, PT do B, PC do B, PMN, PSC, PSL, PL e PRTB. (O Norte)

Nenhum comentário: