Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Em sessão tumultuada vereadores tentam afastar Queiroz mas ele contra-ataca e dá por encerrada

A Câmara Municipal de Itaporanga se reuniu às 8h da manhã desta quarta-feira (7), em sessão extraordinária convocada pelo vice-presidente da Casa, o vereador Francisco Saulo (PSDB), com a finalidade de analisar o Pedido de Afastamento do presidente, o vereador Zé Queiroz (PMDB), sob alegação de prática de irregularidades em aluguéis de veículos, contratação de pessoal, etc.
Bastante tumultuada, como sempre, a sessão foi interrompida por alguns minutos quando os vereadores Erivaldo Rufino (PSDB) e Herculano Pereira (PTB) pediram vistas para analisar melhor o processo, já que os mesmo não receberam cópias do referido, que pede o afastamento do presidente pelo prazo de 90 dias para que sejam realizadas investigações. Neste caso quem assumiria a Presidência da Câmara, seria o vice-presidente: vereador Francisco Saulo.
No entanto, como já detinha dois terços para aprovarem o pedido de afastamento, os vereadores Lula da Farmácia (PSDC), Duvan (PMDB), Zé Porcino (PMDB), Zeca da Encarnação e Zé Valeriano (PTB), além do próprio vice-presidente, estavam prontos para rejeitarem a solicitação de Erivaldo e Herculano, como acabou acontecendo quando Zé Queiroz a colocou em pauta. A informação que chega é que o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) estaria por trás incentivando e patrocinando essa ação dos referidos vereadores, com intuito de dar o troco à Queiroz.
O Presidente da Casa, porém, foi pro contra-ataque ao relatar alguns pontos que poderiam muito bem estarem configurados como peças irregulares no pedido feito pelos vereadores em questão. Falando ao plenário, Queiroz detalhou que um desses pontos diz respeito a contratação da atual mulher (Rilmara Alencar Galvão) do tucano Saulo que percebia do Poder Legislativo a bagatela de R$ 1.800,00 mil por mês.
"É interressante como vocês (vereadores que desejam o afastamento) não consegue esconder a perseguição política que tentam fazer contra a minha pessoa. Porque não colocaram na relação desses itens (que dão suporte ao pedido) a contratação da mulher de Saulo, Rilmária Alencar Galvão que recebe R$ 1.850,00 mil...", disse.
Após alguns minutos de impasse, no retorno dos trabalhos o presidente fez a leitura de artigos da Constituição Federal, Estadual e do Regimento Interno da Câmara, que o embasou para, logo em seguida, decretar o encerramento da referida sessão, visto que havia vereadores que não receberam cópias do processo e, portanto, não tinha como se fundamentar para tomar uma decisão sobre o caso.
"Como a Constituição e o Regimento Interno me permitem, declaro encerrada a sessão", decretou Zé Queiroz, anunciando que a questão poderá ser analisada somente quando do retorno do recesso parlamentar, que termina dia 07 de agosto próximo. Zé Queiroz disse também que será instalada uma Comissão para investigar não só este caso mas de antecessores seus no comando da Casa. "Vamos formar uma comissão para apurar irregularidades na gestão de ex-presidentes", ponderou.
Esse foi apenas mais um round entre os vereadores da 'Rainha do Vale' que tem levado a um desgaste jamais visto da instituição: Câmara Municipal, e dos próprios parlamentares-mirins. A população tem rejeitado e repudiado essa e as recentes brigas que vem ocorrendo naquele poder, que não tem contribuido em nada para o município, pelo contrário, tem é prejudicado o interesse público e o povo de Itaporanga.

Nenhum comentário: