Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pedra Branca supera meta para 2009 e o prefeito Anchieta Nóia comemora números do Ideb

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (5) as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil. O setor educacional do Município de Pedra Branca comemora os resultados positivos obtidos no Ideb 2009. Pedra Branca obteve nota 3.5, superando a meta para 2009, que era de 3.1, e se igualando à meta já projetada para 2011, que é de 3.5.
Em contato com o blog, na tarde desta quarta-feira (7), o prefeito Anhcieta Nóia (foto) ao comemorar os bons resultados disse que Pedra Branca está crescendo gradativamente e destaca que o município persegue a meta nacional desejada, que é nota 6. Nóia diz ainda que este é o resultado de um trabalho conjunto que engloba os investimentos da administração municipal, as ações desenvolvidas pela secretaria de Educação, como o assessoramento aos professores, a dedicação dos profissionais e muito estudo.
O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. “Estamos dentro do nosso objetivo que é crescer 0,5 ponto a cada ano. Temos ainda dois anos e meio pela frente, certamente atingiremos outros bons resultados”, disse Anchieta Nóia (PTB). Ele destaca ainda investimentos no esporte, merenda, material didático, reforma das escolas, melhoria das condições de trabalho do professor, como exemplo de ações que garantiram a melhoria dos índices.
Ao comemorar o resultado, o prefeito elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação “Foi um trabalho planejado e operacionalizado com extrema competência por nossa equipe da Secretaria da Educação. Fizemos grandes coisas. E, com a graça de Deus, vamos fazer muito mais. É um resultado exultante e exitoso”, ressaltou ele.

Nenhum comentário: