Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CTB realizou Encontro Regional em Pombal

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Paraíba realizou no último sábado (04), no CAIC em Pombal, um Encontro Regional, que contou com a participação de 52 sindicalistas representando 16 municípios da 8ª e 10ª Regiões Geo-administrativas do Estado.
A mesa dos trabalhos foi composta pelos presidentes dos sindicatos: dos Agentes de Saúde e Combate a Endemias do Médio Piranhas (Eudes Alves), dos Servidores Públicos Municipais de Pombal (Alecvan França), dos Trabalhadores Rurais de Pombal (Maria de Lourdes - Lourdinha), dos Mototaxitas de Pombal (Júlio César), dos Servidores Públicos Municipais de Cajazeirinhas (Leânia Rodrigues), dos Servidores Públicos Municipais de São Bentinho (Fátima Belo), pelo Secretário de Política e Reforma Agrária da CTB/PB (Ailton de Sousa), e pelo presidente da CTB/PB (José Gonçalves).
Foi feita uma exposição sobre a conjuntura política atual, destacando a necessidade de o movimento sindical participar efetivamente das eleições 2010, mantendo a sua independência, mas "alertando os trabalhadores e trabalhadoras para a grande ofensiva da direita e da imprensa golpista do País, que querem a todo custo ganhar no tapetão e não através do processo democrático...". Em seguida, foi feito um levantamento da situação dos 8 sindicatos filiados a central na região e a necessidade de acompanhamento pela CTB Nacional dos processos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
A presidente da STR/Pombal, Lourdinha, destacou a importância da CTB no sertão e em toda a Paraíba, demonstrando o seu real compromisso com a luta dos trabalhadores rurais, especialmente da defesa da unicidade sindical. "Todos os eventos que vem participando na Contag, a CTB é a que mais se destaca nas suas intervenções, proposituras, demonstrando a afinidade com a nossa luta", destacou.O presidente do Sindicato dos ACS/ACE, Eudes Alves colocou a necessidade dos agentes se manterem mobilizados para garantir a efetivação, através da EC-51, como também da implantação da insalubridade, dentre outros direitos. O presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Pombal, Alecvan França destacou as conquistas da categoria e a parceria que foi feita com o Ministério das Cidades, para construir casas para os servidores municipais.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Pombal e Região, Júlio Cesar, falou sobre a necessidade da regularização por parte do poder público municipal dos mototaxistas no Município. A Presidente do Sindicato dos Servidores de São Bentinho, Fátima Belo, falou sobre a implantação do piso nacional dos professores e os permanentes atrasos de salários dos servidores municipais.
O presidente da CTB, José Gonçalves, destacou o crescimento da central no Estado, justamente por está fazendo um trabalho de base e ao mesmo tempo, lembrou que tudo isso vem acontecendo pelo empenho dos sindicatos filiados, pelos diretores e devido ao planejamento estratégico situacional, realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2010, que teve como professores Augusto Petta e Liliana Lima do CES/CTB nacional. “Estava previsto no nosso planejamento realizar 8 encontros regionais, mas realizamos um a mais, o de Cabedelo com a filiação de 4 sindicatos de operários do Porto e o de Mototaxistas do Município.” Destacou o sindicalista.
No final foi inaugurada a sede regional da CTB e da FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba em Pombal. (Ascom)

Nenhum comentário: