Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 31 de julho de 2010

Pesqisa Ibope: Cássio lidera para Senado; Efraim e Vitalzinho empatam para 2ª vaga

A segunda pesquisa Ibope encomendada pela TV Cabo Branco revela que, se as eleições fossem hoje, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) se elegeria com ampla vantagem sobre os outros candidatos. Com 45% das intenções de votos, Cássio registrou, pelo menos, 23% pontos percentuais a mais que os outros dois candidatos preferidos para segunda vaga.
Efraim Morais aparece com 22% da preferência do eleitorado e Vitalzinho (PMDB) com 21%, registrando empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à pesquisa passada o destaque foi para Vitalzinho, que em maio estava com 14% das intenções de votos e cresceu sete pontos, somando atualmente 21%. Em seguida quem aparece é Wilson Santiago (PMDB), com 17% das intenções de voto e nove pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior.
A disputa segue com Vital Farias (PCB) com 4% das intenções de votos, Maria das Dores (PCO) com 2%, Marcos Dias (PSOL) com 1% e Edgard Malagodi (PSOL) também com 1%.
O Ibope ouviu 1.008 pessoas em todo o Estado, entre os dias 27 e 29 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 22027/2010. (paraiba1)

Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP de hoje

Confira a seguir a coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição desta sábado (31) no Jornal da Paraíba sob o comando de Quinca Remígio. No destaque o casal Daniel e Patrícia Rodrigues (foto), proprietários da Nord Empresarial Hotel de João Pessoa. Ele é mais um piancoense que se destaca na capital.
Famup - O presidente da Famup, Buba Germano, participou de uma reunião no dia 28, em Itaporanga, no Atlântida Esporte, com prefeitos da região. Os prefeitos discutiram ações estratégicas para o desenvolvimento sócio-econômico para a região. Durante o evento, também foram tratados outros temas.
Famup I - O anfitrião do evento, o prefeito Djacy Brasileiro, informou ao presidente da Famup que a região do Vale precisa de incentivos e projetos desenvolvimentistas dos setores públicos. Ele disse que o setor privado continua investindo na região. Mas que os empresários reclamam da falta de atenção política.
Reunião - Alguns prefeitos que não participaram do evento trataram de enviar representantes com poder de decisão. Os prefeitos que participaram do evento esperam que a Famup passe a atuar mais na região. E reclamaram também da falta de segurança, estradas, saúde e educação.
Reunião I - Estavam presentes ao evento os prefeitos Djacy Brasileiro, de Itaporanga, Dudu Pinto de Boa Ventura, Chico Carvalho de Olho D’Água, Anchieta Noia, de Pedra Branca, e Fernanda Loureiro, de Emas. O presidente da Famup, Buba Germano, ficou satisfeito com a realização da reunião.
Reunião II - O presidente Buba Germano afirmou que outras reuniões como estas devem acontecer em outras regiões. E enfatizou a importância da união de todos os gestores públicos em busca de novos projetos. “A união fortalece e supera obstáculos”, disse Buba Germano aos presentes.
Piancó - A prefeita Flávia Serra Galdino informou que nos próximos anos Piancó vai se tornar um centro de referência na saúde. O município vem conseguindo atrair um verdadeiro conglomerado de ações nesta área. Ela disse que será natural que o processo ocorra brevemente.
Itaporanga - O prefeito Djacy Brasileiro inaugurou as novas instalações da farmácia básica do município. Durante a inauguração, o prefeito destacou a importância da saúde aos mais carentes e destacou o empenho do secretário de Saúde, Sales Gaudêncio, e afirmou que sua equipe segue determinada.
Itaporanga I - Durante a inauguração que contou com a presença de alguns vereadores, secretários e muita gente. Djacy Brasileiro também informou que o município deve aplicar mais investimentos na área de saúde e educação. Ele ainda disse que aguarda a liberação de verbas federais para a cidade.
Itaporanga II - O prefeito Djacy Brasileiro também destacou outras ações já conquistadas recentemente. Ele disse que calçamento, esgotamento sanitário e praças públicas foram inaugurados e já servem a população itaporanguense. O prefeito afirmou que a primeira-dama Kátia Brasileiro é sua principal inspiração.
Igaracy - A população local pode estar consumindo água contaminada. As denúncias partiram de uma pessoa que preferiu não se identificar. Ela se utilizou de um renomado blog da região e através dele enviou fotos que mostram animais usando a mesma água do açude que abastece a cidade.
Igaracy I - O responsável pelo blog manteve o princípio do jornalismo mesmo de não informar a fonte. A Cagepa foi informada da presença de animais no manancial e que coliformes fecais podem infestar a água. No entanto, o órgão informou que a água para o consumo humano é tratada com responsabilidade.
Catingueira - Começou ontem, dia 30 de julho, mais um tradicional João Pedro. O prefeito Edvan Félix recebeu em sua residência, pela manhã, na Fazenda Riacho Fundo, muitos convidados e ofereceu um grande churrasco. Logo em seguida foi servido um almoço ao som de muito forró pé-de-serra.
Pedra Branca - O presidente da Câmara local, vereador Demóstenes Francelino de Souza, vem se destacando no Legislativo mirim da região. Ele vem recebendo elogios da população local e do prefeito Anchieta Noia pela sua forma democrática de atuar na Câmara. Dirigindo com responsabilidade o parlamento mirim.
Pedra Branca I - Durante sua gestão, os vereadores e a população são informados de todas as ações realizadas na Câmara através de sua assessoria séria e dinâmica. Segundo o presidente Demóstenes, a política é um grande aprendizado. Por isso ele tem se abastecido de informações para os críticos de plantão.
Pedra Branca II - O prefeito Anchieta Noia informou através de sua assessoria que pretende resgatar um grande evento social no município. Ele destacou a importância da agricultura, da educação, da saúde e do esporte no seu governo, mas não abre mão de lutar pelo asfaltamento que liga Itaporanga à sua cidade.
Catingueira - Durante a noite, a cidade recebeu um grande público que se contagiou ao som das atrações musicais. A cidade está ornamentada e muitos turistas participam da festa. O público local também participa em grande número do evento que atraiu muita gente do Vale e de outras regiões.
Catingueira II - Edvan Félix teceu rasgados elogios à sua equipe de trabalho e afirmou que a união de todos faz o município crescer ainda mais. Segundo sua assessoria de comunicação, algumas obras deverão ser entregues à população em breve. No entanto, o momento é a atual festa que o município está realizando.
Catingueira III - O prefeito de Catingueira também não se esqueceu da parte religiosa da qual ele faz questão de afirmar que o povo de Catingueira participa assiduamente de todos os eventos religiosos e apoiou todos os segmentos cristãos que se realizam na cidade durante a festa do João Pedro.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ibope: José Maranhão mantém 48% e Ricardo Coutinho perde quatro pontos, ficando com 32%

Se as eleições acontecessem hoje, o atual governador José Maranhão (PMDB) venceria o primeiro turno com 48% das intenções de votos, abrindo uma diferença de 16% contra o seu principal concorrente, Ricardo Coutinho (PSB), que obteve 32%. Os percentuais são da pesquisa Ibope, contratada pela TV Cabo Branco e divulgada nesta sexta-feira (30). A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
A pouco mais de dois meses das eleições, entre os outros candidatos ao Governo do Estado, apenas Lourdes Sarmento (PCO) pontuou, com 1% das intenções de voto. Francisco Oliveira (PCB), Nelson Júnior (PSOL) e Marcelino (PSTU), registram 0%. brancos ou nulos somaram 10% e indecisos também somaram 10%. Os dois percentuais aumentaram com relação à pesquisa Ibope divulgada no mês de maio, quando brancos/nulos representavam 9% do total e os indecisos eram 6%.
Esta é a primeira pesquisa Ibope divulgada após a oficialização de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Comparando com a pesquisa passada, José Maranhão manteve o percentual de intenção de votos (48%), enquanto que Ricardo Coutinho caiu quatro pontos percentuais. (Veja a comparação no gráfico). Com relação às regiões do Estado, o Coutinho venceria em João Pessoa e em Campina Grande, com 39% e 42% da intenção de votos, respectivamente. Na capital, Maranhão obteve 36% das intenções de voto, e em Campina Grande, 38%.
Nas outras regiões do Estado (Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão) o atual governador obteve os maiores percentuais. Na Zona da Mata, Maranhão obteve 52% das intenções contra 29% de Ricardo Coutinho. No Agreste, o atual governador tem 46% das intenções de votos, contra 32% do ex-prefeito de João Pessoa. Na Borborema, Maranhão registrou 52% e Ricardo Coutinho 31%. E no Sertão, Maranhão tem 57% das intenções de voto, contra 24% de Ricardo Coutinho.
O Ibope ouviu 1008 pessoas em todo o Estado, entre os dias 27 e 29 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 22027/2010. (paraíba1)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Prefeito Djaci Brasileiro recebe festa surpresa em comemoração a mais um ano de vida, preparada por funcionários e amigos

Ocorreu na noite desta quinta-feira (29) uma homenagem, no Paço Municipal "José Moacir Pinto", preparada por funcionários municipais e amigos, ao prefeito Djaci Brasileiro. O ensejo foi motivado pela passagem do aniversário do gestor. Na oportunidade, além dos funcinários, família e amigos marcaram presença neste momento especial, de alegria e descontração.
"Estou muito feliz neste momento e quero externar aqui meus agradecimentos a todos, principalmente, a minha família, aos meus secretários, funcionários e amigos. Enfim, todos àqueles que nos ajudam a realizar uma administração de sucesso, como é esta".
Primeiro a usar a palavra, o secretário José Joaquim (Administração e Finanças) enalteceu a figura humana que é Dr. Djaci. Com sábias palavras, descreveu com clareza de conhecimento o perfil do prefeito, destacando suas virtudes, companherismo e determinação para o cuidado com a coisa pública. A primeira dama Kátia Brasileiro, também ex-prefeita, ressaltou as qualidades de Dr. Djaci como marido e pai, que como político sempre procurou conciliar, junto com os três filhos, a vida particular e pública. No comando dos destinos de Itaporanga, por mais uma jornada, o casal, nas suas palavras, tem feito de tudo para continuar cuidando e zelando dos interesses dos itaporanguenses.
O ex-prefeito José Silvino também usou da palavra e fez vários relatos da prestação de serviços que o prefeito sempre fez aos que mais precisam, com seu jeito simples e humano de cuidar das pessoas carentes, sem olhar a quem.
Com direito a um jantar, na realidade, o momento foi marcado por depoimentos emocionados, presentes e muita comemoração. Dr. Djaci ficou muito emocionado com a surpresa patrocinada pelos próprios funcionários do Paço Municipal "José Moacir Pinto", sede da administração municipal. Representando os funcionários da prefeitura a colega Neidinha Brandão leu uma simples e singela mensagem por mais um natalício do prefeito. Ao final do canto dos parabéns todos se dirigiram para outra sala aonde foi servido apepitoso jantar...

Arthur aproveitou mesmo a festa foi pra dormir...

O pequeno Arthur não aguentou e acabou dormindo no colo da mãe (Dyane) sob olhar e cuidados também de Camila.

Galera animada do paço...

Pense numa galera animada: (acima) Sérgio, Sávio, Leida, Neidinha, Adelman e Ivonete; (Abaixo) o editor, Fernando, Lizete, Amanda e Zé Joaquim. Até em fim de festa se faz festa!

Promotor de justiça critica nomeação de parentes de magistrados: "juiz tem botar filho pra estudar"

Falando nisso, o promotor eleitoral Marinho Mendes (foto) disse, durante entrevista ao Correio Debate, da 98 FM, que acha eticamente errado que juízes, promotores e até desembargadores aceitem ter algum de seus familiares nomeados em governos estaduais, municipais ou até mesmo federal. Segundo ele, os profissionais da Justiça devem colocar seus filhos para estudar e fazer concurso público.
“Acho moralmente e eticamente equivocado que pessoas da Justiça permitam ter algum parente nomeado em alguma das esferas dos três poderes. O certo é colocar os filhos para estudar e fazer concurso público”, disparou o promotor.
A opinião do promotor vai de encontro com a realidade paraibana onde 23 parentes de juízes, desembargadores e até mesmo ministro do STF foram nomeados para exercer alguma função no Governo do Estado. (politicapb)

Pleno do TJPB derruba artigo da Loje que criava mais quatro vagas de desembargador

Por unanimidade o pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba acatou, nesta quinta-feira (29), a emenda do desembargador Marcos Cavalcanti e derrubou o artigo, na Lei de Organização daquele poder, que previa aumentando dos atuais 19 para 23 desembargadores. É que mesmo após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) constatar pouca demanda nos gabinetes de desembargadores do TJPB a Loje previa a criação de mais quatro vagas de desembargador.
Como justificativa para a emenda, Marcos Cavalcanti citou estatísticas do CNJ e comparou o Tribunal de Justiça da Paraíba com Tribunais de outros Estados que possuem tamanho ou população equivalente à da Paraíba. A criação das novas vagas já gerou muita polêmica no TJ por causa do aumento das despesas geradas.
Se a criação das novas vagas de desembargador tivesse sido aprovada, seriam criados ainda quatro cargos de chefe de gabinete, doze de assistente jurídico e oito de assessor de gabinete.

Romero recebe apoios de prefeitos e vereadores do Vale, à exemplo, de Zé Alencar e Flávia Galdino, que antes apoiava Wellington Roberto

Prefeitos Zé Alencar e Flávia lideram reunião com o deputado Romero Rodrigues
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (29), nas dependência da AABB da cidade de Piancó, o deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB), candidato a deputado federal, segundo informações chegadas ao blog, recebeu o apoio de lideranças políticas de vários municípios do Vale do Piancó. Liderada pela prefeita Flávia Galdino (PP), Romero manteve conversações com o prefeito de Santana dos Garrotes, Zé Alencar (PSDB), com o ex-prefeito Odoniel Mangueira (PSDB), de Diamante, e com vereadores de Santana dos Garrotes, Igaracy e Diamante.
Neste caso, Romero consegue aumentar seu leque de apoios na região ao tomar um reduto que até então pertencia ao deputado federal Wellington Roberto (PR), candidato à reeleição que antes contava com o apoio da prefeita Flávia Galdino. Na realidade, Flávia era ponta de lança de Wellington no Vale. E, pelo visto, Wellington começa a perder apoios também em Igaracy já que vereadores da base do prefeito Celino (PSDB) estavam presente ao encontro com Romero. Isso um dia depois de Celino ter anunciado adesão à reeleição de Maranhão, levado justamente por Wellington Roberto.
Flávia e Romero com vereador Rivaldo Araújo, da cidade de Igaracy, além do presidente do PTN local, Hugo Carneiro... Prefeita Flávia conversa com vereadores de Diamante, capitaneados pelo ex-prefeito Odoniel Mangueira que também apoia a candidatura de Romero Rodrigues, a deputado federal.

Novo pedido de vista adia julgamento de Cássio pra segunda-feira. O placar está em 2 X 2

Pedido de vistas do desembargador Manoel Monteiro adiou para segunda-feira (2/8) o processo que pede a inelegibilidade do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Coincidentemente, o desembargador é o relator do pedido de registro de candidatura do tucano ao Senado.
O TRE havia retomado hoje o julgamento com o voto de vistas da juíza Neliane Meira que acompanhou o relator (Carlos Neves) na aplicação da multa de R$ 100 mil, mas reduziu a o tempo de inelegibilidade para três anos a partir de 2006. E foi acompanhada pelo voto do juiz Newton Vita.
Com o julgamento em dois votos pela inelegibilidade de oito anos, dados segunda-feira última pelos juizes Carlos Neves e João Ricardo Coelho, e, agora, dois com a punição de três anos o ex-governador ganha um alívio até o veredito do desembargador Manoel Monteiro.

Itaporanga: Porcino prepara comitê para Maranhão

O ex-prefeito de Itaporanga, o sindicalista Antônio Porcino (PMDB) está dando os últimos "retoques" na estruturação do comitê eleitoral da coligação "Paraíba Unida", encabeçada pelo governador José Maranhão (PMDB). O equipamento será instalado no centro de Itaporanga, no começo de agosto, e, segundo Porcino, servirá de "QG" (Quatel General) para toda a chapa majoritária da coligação.
O comitê poderá servir ainda a outras cidades do Vale do Piancó, também funcionando em prol das candidaturas proporcionais apoiadas por Porcino, na região, a exemplo da de Nosman Paulo, candidato a deputado estadual (PT do B) e das de Hugo Mota e Benjamin Maranhão, ambos do PMDB, candidatos a deputado federal.

Greve dos defensores públicos vai fazer um ano com saldo de 300 mil pessoas sem atendimento

Quase um ano de paralisação e um saldo de mais de 300 mil pessoas sem atendimento. Esse é o resultado da greve dos defensores públicos da Paraíba que segue sem nenhum avanço. Essa semana, de acordo com o presidente do sindicato da categoria, Levi Borges, os grevistas devem se reunir para definir os rumos do movimento que vai completar 12 meses no dia 24 de agosto. Mesmo estando prestes a completar um ano de greve, a categoria ainda não teve suas reivindicações atendidas e não obteve uma contraproposta, o que fez com que os defensores públicos decidissem por permanecer de braços cruzados.

Pesquisa ao Senado: Cássio continua na dianteira, Vitalzinho assume 2ª posição e passa Efraim

A primeira pesquisa Correio/Consult para o Senado Federal após a realização das convenções partidárias e a definição dos candidatos de todos os partidos aponta a liderança do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato da coligação Uma Nova Paraíba, com 43,80%, e traz o deputado Vital do Rego Filho (PMDB), candidato da coligação Paraíba Unida, em segundo lugar, com 29,35% das intenções de voto dos paraibanos.
O terceiro colocado na disputa é o senador Efraim Morais (DEM), da coligação Uma Nova Paraíba, com 27,3%. Em pesquisas anteriores, antes das convenções, quando o PMDB apresentava várias opções de candidatos, Efraim aparecia na segunda colocação.
O deputado Wilson Santiago (PMDB), candidato da coligação Paraíba Unida, aparece com 17,60% . O compositor Vital Farias (PCB) é o mais bem avaliado entre os candidatos dos pequenos partidos ao Senado. Ele aparece com 2,75% das intenções de voto. (correiodaparaíba)

A Paraíba poderá ter pela primeira vez na história uma família comandando os três poderes

Com o governador José Maranhão (PMDB) reeleito ou não a partir de 2012 o Tribunal de Justiça da Paraíba será presidido pela desembargadora e vice-presidente Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, também primeira dama do estado. Caso o governador seja reeleito já há uma perspectiva de que a Assembléia Legislativa seja presidida pela sobrinha, deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB).
Assim os três poderes contituídos do Estado da Paraíba estariam sob chefia da mesma família:
Governo do Estado = governador José Targino Maranhão
Tribunal de Justiça = desembargadora Maria de Fátima Bezerra Moraes Cavalcanti (primeira dama do Estado)
Assembléia Legislativa = deputada estadual Olenka Maranhão (sobrinha do governador)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Via twitter, Ricardo Coutinho minimiza números da Consult e dispara: "Fé cega, faca amolada"

Em resposta ao comentário de um internauta que disse acreditar no crescimento do candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), nas próximas pesquisas, o socialista tuitou: "Nas deles, só em setembro. Nas de consumo interno, estamos indo bem. Fé cega, faca amolada".
Pesquisa Consult/Correio, divulgada hoje, aponta o governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, com 47,5 % das intenções de voto e Ricardo Coutinho (PSB), com 30,5 %. (clickpb)

Presidente da Famup Buba Germano fala ao blog sobre municipalismo e o cenário político estadual

Em entrevista ao signatário do blog o prefeito Buba Germano (foto), presidente da Famup, fala sobre diversos assuntos relacionados a luta do municipalismo, como também, uma palhinha do que ocorre nos bastidores do cenário político estadual e a campanha eleitoral propriamente dita.
Em instantes publicaremos tudo isso e muito mais... Aguardem!!!

Rõmulo Gouveia denuncia "cúmulo da violência" e defende intervenção federal na Paraíba

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), candidato a vice-govenador na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB), está defendendo uma intervenção federal na Paraíba, em virtude do crescimento da violência em todas as regiões do Estado. Em sua página no twitter, o deputado se mostrou preocupado com o assalto ocorrido na tarde desta quarta-feira (28) em um shopping, na cidade de Campina Grande. "Já que o governo é inoperante, acho que estamos precisando de intervenção federal", disse Rômulo.

Em reunião em Itaporanga a Famup propõe ações de desenvolvimento para o Vale do Piancó

Prefeitos e lideranças municipais do Vale do Piancó estiveram reunidos durante todo o dia desta quarta-feira (28), no Atlântida Esporte Clube, a fim de traçar ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da região. O Encontro Regional de Planejamento é uma iniciativa da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e da Associação dos Municípios da Vale do Piancó (Amvap).
Na oportunidade, os participantes discutiram políticas em oito áreas administrativas, representadas por cinco eixos temáticos abordados no evento: Infra-Estrutura e Segurança Pública; Educação e Meio Ambiente; Saúde; Desenvolvimento Humano; Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.
Integrando uma mesa composta pelos prefeitos: Djaci Brasileiro (anfitrião do evento), Fernanda Loureiro (Emas), Dudu Pinto (Boa Ventura), Anchieta Nóia (Pedra Branca) e Chico Carvalho (Olho D'Água), além do ex-secretário estadual de Recursos Hídricos e ex-prefeito de Itaporanga, Dr. José Silvino, o presidente da Famup, Buba Germano, destacou a natureza apartidária da reunião, cujo objetivo é estabelecer eixos estruturantes de políticas públicas que possam ser levados ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (órgão no qual possuem assento secretários de desenvolvimento, reitores de instituições universitárias, representantes da sociedade civil organizada e a própria Famup). Na realidade estiveram presentes, à reunião, representantes de 12 municípios, dentre os quais cinco prefeitos.Todos os cinco grupos apresentaram propostas importantíssimas para o Vale do Piancó, como por exemplo, a do eixo temático: Educação e Meio ambiente (foto acima), do qual o signatário do blog fez parte, que defendeu a implantação de campus universitário na região, seja federal e/ou estadual, e a constituição de um consórcio intermunicipal para implantação de aterro sanitário. O relator do nosso grupo foi o prefeito de Boa Ventura, Dudu Pinto (PSDB).
O presidente Buba ressaltou ainda a importância de mobilizações do gênero para o fortalecimento do Vale do Piancó, citando o trabalho que vem sendo realizado pela Federação desde o início do mês de julho, quando viajou ao município de Cuité com representações do Instituto do Semiárido (Insa), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Associação dos Municípios do Seridó e Curimataú (Ansec), para planificar ações de melhorias também naquela região.Ao término dos debates as propostas foram apresentadas e validadas em plenárias, de acordo com cada eixo temático, e darão subsídios a documentos que será redigido pela Famup para ser entregue ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. Para que o futuro governo faça um planejamento focando as demandas dos municípios paraibanos. (com ascom)

Braga nega dobradinha com Clerot e diz manter conversações com Benjamin e Leonardo

Em contato esta manhã com o blog o deputado federal Wilson Braga (PMDB), que é candidato a este ano a deputado estadual, nega haver fechado dobradinha com o jurista José Luiz Clerot (PMDB), para a Câmara dos Deputados, e diz estar mantendo conversações com os candidatos Benjamin Maranhão (PMDB), na grande João Pessoa, e Leonardo Gadelha (PSC), em cidades do Vale do Piancó.
O esclarecimento de Braga, por sua assessoria, rebate informações de um dos jornais paraibanos, edição desta quarta-feira (28), dando conta de 'acerto definitivo' com o jurista, nestas eleições. No diapasão da mesma luta, Braga vem trabalhando as candidaturas dos deputados Wilson Santiago e Vitalzinho, ambos do PMDB, para o Senado Federal.

terça-feira, 27 de julho de 2010

A cidade de Patos se prepara para sediar o maior evento de motociclista de sua história

A cidade de Patos realiza de 13 a 15 do próximo mês (agosto) o Patos Moto Fest 2010, provavelmente o maior evento já ocorrido na Morada do Sol em se tratando de encontro envolvendo motociclistas. O local escolhido é o Terreiro do Forró, que receberá, segundo a coordenação do evento, cerca de mil motociclistas de motoclubes de todo o Brasil, ou apenas amantes desse transporte de duas rodas.
Os participantes vão dispor de café da manhã, almoço, alojamento, desfrutar de momentos de lazer e cultura assistindo e participando de shows de rock, forró rock pop. Também serão oferecidos troféus. Na área do evento serão montadas stands para exposições de equipamentos considerados essenciais para quem pilota moto.
A Maravilha Motos, líder de vendas de motos no Sertão paraibano, será importante parceiro do Patos Moto Fest 2010, oferecendo suporte aos motociclistas. Dois veículos da empresa vão estar de plantão para prestar socorro por toda sua área de atuação, com oficinas volantes, dando assistência total aos visitantes que precisarem dos serviço.
A concessionária da Maravilha Motos ficará aberta para a necessidade de uso de peças e da oficina, quando a volante não conseguir resolver o problema. “Lá também estaremos com stand de vendas com preços especiais para o evento”, informou Francinaldo Costa, gerente regional de vendas da Honda de Patos. (ascom)

Prefeito Djaci Brasileiro entrega novas instalações da Farmácia Básica Municipal

Com amplo espaço e comodidade para os pacientes, foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (27), pelo prefeito Djaci Brasileiro e pelo secretário municipal da Saúde, Gaudêncio Mendes, a nova sede da Farmácia Básica Municipal de Itaporanga onde será centralizado a distribuição de medicamentos de atenção básica, alto custo, especialidades e saúde mental. A nova estrutura, que foi entregue hoje, agilizará as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde pública.
Estiveram presentes ao evento, ainda: o Chefe de Gabinete, Ricardo Pinto; o vereador Erivaldo Rufino; o Ouvidor Municipal, Thiago Campina; além de servidores da saúde municipal e populares. O objetivo principal da atual administração foi adequar a infra-estrutura da Farmácia de forma a oferecer um melhor aproveitamento do espaço com a separação correta dos medicamentos, além de proporcionar mais comodidade aos beneficiários.
"A prioridade da administração municipal é sempre executar ações voltadas para o interesse da população itaporanguense, sobretudo àqueles que tem o Poder Público como a sua única alternativa para atender suas necessidades", afirmou o prefeito.
A inauguração foi prestigiada por um bom público
Também foi planejado para ser um local que garanta segurança, efeicácia e qualidade dos medicamentos, de forma a promover o uso racional e o acesso da população aos mesmos. "A centralização dos medicamentos em um mesmo espaço físico proporcionará agilidade, pois os pacientes, que antes, necessitavam de medicamentos e precisavam esperar, agora terão local próprio para a retirada dos mesmos", ressaltou o secretário.
Uma melhor identificação dos medicamentos, consequentemente evitará compras desnecessárias, perdas e descontinuidade no suprimento, garantindo, agora, o controle da situação da Assistência Farmacêutica em todos os seus ciclos.Após cadastro o beneficiário, do quadro de medicação controlada, passa a receber todo mês seus medicamentos em sua própria residência, entregue por funcionários da secretaria de saúde (em destaque menor na foto acima). A Farmácia Básica Muncipal possui em seu banco de dados mais de 2.500 mil pessoas cadastradas somente no programa "Medicamento em Casa".

TRE atende pedido da coligação de Zé Maranhão e determina retirada de adesivos do "Expresso 40"

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, na tarde desta terça-feira (27), acolher o pedido da coligação "Paraíba Unida", que o governador José Maranhão (PMDB) como candidato à reeleição, determinar a retirada dos adesivos do ônibus da coligação "Uma Nova Paraíba", batizado de "Expresso 40", que tem o socialista Ricardo Coutinho (PSB), como candidato ao Governo.
O juíz de mídia, Lêoncio Câmara, deu um prazo de 48h para a retirada dos adesivos e foi acompanhado pelos demais membros da corte. A legislação eleitoral determina que os adesivos nos veículos não podem ocupar mais de 50% de sua área e/ou não exceda os 4m². Caso se confirme que as fotos estampadas no "Expresso 40" sejam maiores que o permitido pela legislação eleitoral, a coligação "Uma Nova Paraíba" poderá ser multada em R$ 8 mil. ainda segundo o TRE, o veículo pode circular normalmente em todo o Estado sem os adesivos. (clickpb)

Wilson Braga prestigiou em Santana de Mangueira do encerramento do novenário de N. S. Santana

Não mais concorrendo á reeleição de Deputado Federal, depois de 50 anos ininterruptos de vida pública, o ex-governador da Paraíba Wilson Braga (PMDB) percorreu, no final de semana último várias cidades do Vale do Piancó, como candidato - agora - a uma vaga na Assembléia Legislativa.
Desembarcando em Conceição, sua terra natal, ele manteve demorados contatos com lideranças políticas locais, e saiu, de lá, para a cidade de Santana de Mangueira, aonde foi participar, como devoto, das celebrações de encerramento do novenário de Nossa Senhora Santana, padroeira do município. Neste misto de política e religiosidade, Wilson Braga disse estar renovando antiga tradição inaugurada por seu pai, o saudoso Francisco de Oliveira Braga, de jamais haver perdido a qualquer celebração de Nossa Senhora Santana, que se processa, ato contínuo, em louvor de São Joaquim.
Com aquiescência do celebrante eventual da homilia, o padre Joãozinho - que lá esteve representando o vigário local, padre Erivânio, então em retiro no vizinho estado do Ceará -, Braga pediu "licença" para anunciar a realização de uma obra de inquestionável interesse da população regional, que é a pavimentação da estrada que liga Santana de Mangueira à cidade de Manaíra, fazendo questão de enfatizar o empenho do governador José Maranhão, candidato à reeleição, na execução desse trabalho.Para ele, a coligação "Paraíba Unida" fechará o firo da eleição de todos os demais candidatos à majoritária, ou seja, fará, senadores, a Wilson Santiago e Vitalzinho, pleito programado para o dia 3 de outubro que vem. (ascom) A celebração contou com a presença da prefeita Tânia Nitão e família...

É só dois dias de intervalo: TRE-PB retoma nesta quinta-feira julgamento do ex-governador Cássio

Nem pense que o julgamento do processo contra o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi adiado por muito tempo não. Pois o TRE-PB anunciou, na tarde desta terça-feira (27), que a corte eleitoral irá retomar o julgamento já nesta quinta-feira (29). Isso mesmo. É só dois dias para um gole d'água e pronto.
A sessão de ontem foi suspensa pelo pedido de vista da juiza Neliane Meira, que deve dar o seu veredito depois de amanhã. Por enquanto, o placar está 2 votos a 0 pela inelegibilidade de Cássio por oito anos, com base na Lei Ficha Limpa.
Pense num calvário!

Vereadores que formam base de situação afirmam que não seguem Celino no apoio à Maranhão

O prefeito Celino Farias (PSDB) ao anunciar adesão ao projeto de reeleição do governador José Maranhão (PMDB) acertou também a adesão de sua base de sustentação na Câmara Municipal. Mas, na realiadade, os quatro vereadores Lídio Carneiro (presidente da casa eleito recentemente para o biênio 2011/2012), Rivaldo Araújo, Jorge Luiz e Admilton Santino (foto) continuam apoiando a candidatura do socialista Ricardo Coutinho, ao Governo do Estado. Conversei indagorinha com o presidente Lídio e este confirmou ao blog que o grupo permanece no apoio à Coutinho. Na noite desta terça-feira (27) haverá uma reunião com a presença do prefeito Celino para se colocar os 'pingos nos is'. (foto: hugo carneiro)

Prefeito Celino Farias (Igaracy) irmão do prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga) adere à Zé Maranhão

O governador José Maranhão (PMDB) acaba de receber a adesão, ao seu projeto de reeleição, do prefeito Celino Farias (PSDB), do município de Igaracy, levado pelas mãos do deputado federal Wellington Roberto (PR). Irmão do prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro (PSDB), Celino disse que Maranhão é um homem de obras e que vai levá-las ao município. "Eu confio na palavra e no compromisso de José Maranhão".
Celino ainda elencou que não via problemas em declarar apoio ao governador já que o próprio presidente do PSDB na Paraíba, o senador Cícero Lucena, liberou os tucanos para tanto. Lembrando a tese de falta de trato de Ricardo Coutinho com a classe política, o prefeito declarou que "agente tem que procurar se aliar com quem considera a gente e Maranhão tem esse espírito de união, de homem público que sabe o que é ter consideração".
O anúncio da adesão aconteceu na noite desta segunda-feira (26) no apartamento do deputado Wellington Roberto, em Campina Grande, onde ficou evidenciado que mais prefeitos irão fazer o mesmo.
Portanto, resta saber quem será o próximo. Alguém tem um palpite????

Enquanto o TRE-PB leva Cássio a guilhotina, TRE do Maranhão diz que Ficha Lima não retroage

Enquanto o TRE da Paraíba leva Cássio à guilhotina pela segunda vez, agora condenando-o à pena máxima com base na Lei Ficha Limpa, o TRE do Estado do Maranhão em decisão tomada também nesta segunda-feira (26) disse que a Lei Ficha Limpa não pode ser aplicada a condenações antes de sua vigência. Com a decisão,os juízes de lá garantiram o registro da candidatura sabe de quem? Do deputado federal Josér Sarney Filho (PV-MA), filho do presidente do Senado José Sarney e irmão da governadora Roseana Sarney.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ibope, Datavox e Consult devem divulgar pesquisa para governador e senador nos próximos dias

Contratado pela TV Cabo Branco, o IBOPE registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último sábado (24), a primeira radada de pesquisa após a homologação das candidaturas. A pesquisa registrada foi para saber a intensão de votos dos paraibanos para presidente, governador e senador.
O instituto começou a ouvir os eleitores na última sexta-feira (23) e terminará a coleta de dados no próxima dia 30, do corrente mês. Serão ouvidas 1.008 pessoas no decorrer da semana. A expectativa é de que a pesquisa deva ser divulgada no próxima sábado (31).
Na última pesquisa do IBOPE, divulgada no dia 28 de maio passado, o governador e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), obteve 48% da preferência do eleitorado paraibano, contra 36% alcançados pelo segundo colocado, Ricardo Coutinho (PSB).
Outros registros de pesquisas
O Intituto Datavox, contratado pela Fundação José Américo, e a Consult, contratado pelo Jornal Correio da Paraíba, também registraram pesquisas no TRE, na última quinta-feira (22), e deverá divulgar os resultados nos próximos dias. (clickpb)

TRE suspende julgamento de Cássio, com 2 votos a 0 pela inelegibilidade até 2014; Ex-primeira dama Silvia C. Lima pode ser candidata ao Senado

Ex-primeira dama Silvia Cunha Lima pode substituir o marido na disputa ao Senado
O juíz Carlos Neves, do Tribunal Regional Eleitoral e relator do processo (Aije) contra o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), por aumento excessivo de gastos em publicidade institucional em ano eleitoral, pediu a pena máxima contra o tucano: inelegibilidade por oito anos a contar de 2006 e multa de R$ 100 mil, em julgamento realizado nesta segunda-feira (26).
O juíza João Ricardo Coelho acompanhou o voto do relator, mas a juíza Niliane Meira pediu vistas e adiou o julgamento do processo, que por dois votos a zero vai deixando Cássio inelegível. Ainda resta o voto de cinco juízes para o veredito final. A corte eleitoral rejeitou três preliminares da defesa do ex-governador.
Como está na cara que o TRE-PB deve decidir pela condenação, pela segunda vez, do tucano que ficaria inelegível até 2014 a forma de garantir a solidez da chapa oposicionista que tem Ricardo Coutinho (PSB), como candidato ao Governo, será substituir Cássio, que é candidato ao Senado, favoritíssimo, pela esposa, ex-primeira dama Silvia Cunha Lima.

Suposta pressa para julgar Cássio foi tanta que o relator pediu pauta antes mesmo de ver o processo

Realmente há muitos fatos estranhos acontecendo em julgamentos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). O julgamento do ex-governador Cássio, hoje, é um deles. Pois não é que o relator do processo, o juíz Carlos Neves (foto), pediu pauta para julgar o processo contra o tucano um dia antes de recebê-lo oficialmente em seu gabinete. É o que revelam documentos do próprio TRE.
A suposta pressa foi tanta para julgar Cássio que o juíz não se ateve ao fato de ter juntado o documento aos autos do processo pedindo pauta para o dia 21 de junho deste ano, quando outro documento emitido pela secretaria judiciária afirma que o processo só aportou em seu gabinete apenas no dia 22 de junho.

domingo, 25 de julho de 2010

Santa Cruz: população sai às ruas contra Drogas

Padre Djacy e Deusimar Guedes
No último dia 22, às 15h, a população do município de Santa Cruz, na região de Sousa, saiu às ruas para dizer um NÃO às DROGAS. Foi um grande ato público organizado pelo guerreiro Padre Djacy, pároco local, que contou com a presença ilustre do coordenador estadual de políticas sobre drogas, o Policial Federal Deusimar Guedes que, logo após a caminhado, proferiu palestra sobre drogas.
"Como é notório, as drogas começam a ganhar espaço no sertão paraibano, consequentemente, muitos males estão acontecendo como: violência, assaltos, problemas familiares, mortes, etc. Notamos que a criminalidade está aumento em nossa região. Por trás de tudo isso, há sempre a presença das drogas. Temos que fazer alguma coisa para erradicar esse mal do nosso meio. a luta é de todos nós!", declarou o Padre Djacy.A população inteira se união atendendo chamamento do Padre DjacyDezenas de jovens carregavam cartazes em apoio ao movimento

Deputado Branco Mendes visita vários municípios do Vale do Piancó este fim de semana

Quem está neste final de semana no Vale do Piancó é o deputado estadual Branco Mendes (filho da região), que visita vários municípios em contatos com lideranças, correligionários e amigos que apoiam seu projeto de reeleição à um mandato na Assembléia Legislativa.
Na noite deste sábado (24) estivemos acompanhando o parlamentar em contato com lideranças do município de Piancó. Durante 'comes e bebes' num restaurante, Branco foi recepcionado pelo vice-prefeito de Piancó, empresário Sales Lima (DEM), pelo ex-vereador João Grande, dentre outros. O agropecuarista Virgulino Leite, que é presidente do PSB em Itaporanga, também se fez presente e conversou com o deputado sobre a estratégia de campanha na 'Rainha do Vale', onde Branco deverá ter um bom desempenho eleitoral.
Em seguida, o deputado se dirigiu até o município de Igaracy onde prestigiou festiva vaquejada que está sendo realizada este final de semana. "Toda vez que estou em minha região, em minha terra, recebo uma energia muito forte para continuar lutando e defendendo os interesses do Vale do Piancó", disse Branco. O deputado pernoita em sua fazenda na cidade de Aguiar, sua terra natal, continuará visitando outras cidades e só deve retornar à João Pessoa na próxima quinta-feira. Sales Lima (vice-prefeito de Piancó), Virgulino Leite (presidente do PSB de Itaporanga), deputado Branco Mendes e João Grande (ex-vereador de Piancó)

Sinjep diz que Tribunal de Justiça prejudica maisde 2 mil servidores do judiciário com corte de ponto

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da paraíba declarou, na manhã deste sábado (24), através de seu presidente, João Ramalho, que o Tribunal de Justiça causou um enorme prejuízo aos mais de 2 mil servidores do Poder Judiciário da Paraíba, sem que houvesse na petição inicial do pedido de ilegalidade ingressada pelo procurador geral do Estado, a solicitação do corte nos salários dos servidores, além do mais o Acordão proferido pelo Tribunal Pleno, que decretou a ilegalidade da greve, não determina o corte do ponto dos servidores que encontravam-se no movimento paredista.
Para o presidente do Sinjep a decisão da presidência do TJPB é extremamente perversa e desumana para todos os servidores do judiciário paraibano, "ferindo frontalmente o princípio da dignidade da pessoa humana e lhes causando um grave dano à saúde toda a sua família", esclarece João Ramalho. (ascom)

Fernando Enéas: Salvemos a Defensoria Pública da Paraíba - Instrumento de Cidadania

Sem a Defensoria Pública - não se pode cogitar de conscientização político-social do nosso povo - vez que a nossa defensoria é a ferramenta mais eficaz na formação da cidadania.
Só são contrários ao fortalecimento da Defensoria Pública, as “elites do atraso” brasileiro e os “intelectualóides de mesa de bar” que, coadjuvando as “elites do atraso”, no íntimo defendem, ora tergiversando, ora utilizando melífluas palavras, uma justiça que só mete na cadeia os negros, os pobres, as prostitutas e outros injustiçados da carcomida sociedade que nos explora e governa.
Notadamente em um estado empobrecido por práticas “coronelistas” de antanho, que ainda teimam em persistir na Paraíba em pleno século XXI.
[...]
[...]
A maioria da população não tem acesso ao emprego (coexiste com o desemprego e o subemprego): sem direito à moradia condigna; sem direito a saúde; sem direito a transporte de qualidade; sem direito à alimentação, entre outros muitos itens fundamentais a dignidade humana.
A corrupção é generalizada - as verbas, (incluindo o bolsa família, em certos municípios) remetidas pelo governo Lula, são utilizadas em beneficio dos ”coronéis” que hegemonizam a política local.
Quanto a Defensoria Pública em nosso estado, se encontra “entregue às baratas" uma vez que não interessa aos "coronéis" que a população tenha acesso à cidadania.
Interessa ao coronelismo que a população - por eles empobrecida - continue cada vez mais desigual (paupérrima), pois só assim os "coronéis" podem manter a hegemonia, o “status quo”, que lhes rende o “voto acabrestado” dos desiguais.
Na Paraíba a DP atende mais de 95% da população. A maioria dos nossos defensores trabalha em comarcas longínquas – no interior, no sertão e alto sertão - sem direito a transporte nem auxilio à moradia.
Sem direito a salas de trabalho condignas. Muitos trabalham em salas apertadas, sem refrigeração, tomadas de empréstimo, ou improvisadas, em um canto qualquer - de um fórum qualquer - de Comarcas do interior.
Para complicar de vez a situação, o “coronel” de plantão - antes e, mesmo após a corrida às eleições - alocou e vem alocando, seus apadrinhados políticos na Defensoria Pública, com a complacência de integrantes do próprio poder judiciário que não exercita o poder de fiscalização sobre a atividade administrativa do Estado.
Uma vez que o judiciário é inibido por possuir laços de conveniência promiscua com o “coronel em exercício”. Muitos familiares de juizes e desembargadores do TJ/PB e do TRE/PB foram contemplados com empregos de "gordos salários" na máquina estatal. A vice-presidente do TJ/PB a Dra. Fátima Maranhão é a primeira dama do Estado, o que facilita - óbvia e ululantemente, como diria o saudoso Nelson Rodrigues - todo tipo de "práticas incriminatórias".
A imprensa escrita, falada e televisionada e mesmo a blogosfera (internet) - com poucas e honrosas exceções - foram "comprados" e se transmudaram em "penas de aluguel" [...], por obra e (dês) graça de membros do TRE/PB, os quais foram “amaciados” - com valorosas exceções – e tiveram seus familiares agraciados com graúdos cargos públicos.
Mas é vergonha demais, a Paraíba não merece!
Justo a Paraíba que marcou o Brasil por sua história, muitas vezes com o sangue dos seus desassombrados filhos, onde pontifica um João Pessoa (o do NEGO, artífice da revolução de 30); um Antônio Mariz (o relator do processo de impeachment de Collor no Senado); de um Assis Chateaubriand (visionário das comunicações); de uma Anayde Beiriz (que compõe com Pagu o duo das maiores feministas do Brasil); de um André Vidal de Negreiros (libertador); de um José Lins do Rego; de um Celso Furtado (economista maior), de um Pedro Américo; de um Epitácio Pessoa; de um Ariano Suassuna; de um Augusto dos Anjos; de um José Américo de Almeida; de um Geraldo Vandré; de um Sivuca; de um Jackson do Pandeiro; e de incontáveis outros (as) que fizeram (fazem) a gloria político-artistico-cultural do Brasil.
A Paraíba agora jaz na condição de um Iraque ou de um Afeganistão, devido a política de “terra arrasada” [...], os quais há décadas tem se revezado no governo estadual, e demais esferas do poder em nosso estado, trazendo infelicidade, empobrecimento e vergonha.
Invoco a memória dos avoengos construtores da nossa História, e os paradigmas de homens públicos, de todas as esferas, se porventura existentes, a manifestarem-se publicamente.
Salvemos a nossa Defensoria Pública, instrumento de conscientização e cidadania do povo paraibano, estruturando-a e, remunerando condignamente os seus abnegados Defensores Públicos, para que assim possamos alçar o estandarte das nossas tradições libertárias mais lidimas, pela redenção da Paraíba, resgatando-a da sanha do coronelismo que nos condena ao atraso.

Dr. Fernando Enéas de Sousa - Cidadão Paraibano, Comunista histórico do PC do B e Defensor público