Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 31 de outubro de 2009

Ex-deputado Chico Lopes e comitiva de vereadores falam em entrevista ao 'Itaporanga em Foco' sobre mobilização em defesa do Vale na transposição

O programa 'Itaporanga em Foco' desta sábado (31), apresentado por este editor e levado ar pela Rádio Correio do Vale AM, recebeu a visita do ex-deputado estadual Chico Lopes e de comitiva de vereadores do Vale do Piancó. No programa Chico Lopes e Nego de Servi (foto), vereador de Conceição, avaliaram como positiva reunião ocorrida pea manhã na Câmara Municipal de Vereadores de Itaporanga, que contou com a presença de Veredores de diversos municípios do Vale.
Eles iniciram um movimento em defesa da inclusão do Vale do Piancó no projeto de Transposiçãodo são Francisco, infelizmente retirado do processo. "Temos que nos unir porque o Vale não pode ficar sem esse benefícios, além disso, precisamos dizer aos políticos que precisam de voto ano que vem, que antes eles devem ter compromisso com a região", comentou o vereador Sales Lima. Já Chico Lopes discorreu sobre essa problemática e convocou à todos para o engajamento numa causa nobre e em defesa do povo nordestino: "Estou contente porque tivemos uma participação significativa de Vereadores nessa reunião e pela coragem deles em levantar essa bandeira", disse Lopes.Chico fez, ainda, uma revelação preocupante: de que o Comitê Estadual em Defesa da Transposição do Rio São Francisco está passando por sérias dificuldades, devido a falta de apoio dos poderes públicos, inclusive, com a última saída do Comitê feita pela Famup, que vinha dando uma grande contribuição nessa luta.
"Vamos tentar junto ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arthur Cunha Lima, a renovação da locação de um veículo para servir ao Comitê; até telefone o Comitê não tem, quando precisamos usamos os nossos próprios telefones; é preciso que o poder público passe a nos ajudar para conseguirmos manter um grau satisfatório de logística dentro do Comitê", comentou.
Lopes disse também que voltou à universidade para se aprofundar no tema das águas que, inclusive, servirá de tese para sua monografia. Ao final de sua participação, o ex-deputado conclamou para que todos os prefeitos do Vale do Piancó e a população em geral possa prticipar do movimento e, principalmente, que os políticos de nível estadual marque presença para assumir conpromisso público sobre o tema. Na verdade, essa ação dos parlamentares-mirins de Conceição deve ser seguida pelos demais vereadores do Vale do Piancó com o objetivo principal de mobilizar a população para que ela vá às ruas e numa grande manifestação deixar claro aos políticos de que eles devem firmar agora compromisso com essa região. Sales Lima disse o que todos desejam: "Precisamos votar somente em quem tem compromisso com o Vale, pois não podemos mais ser tratado com desdém pela classe política". A comitiva da cidade de Conceição, que acompanhava Chico Lopes ao estúdios da emissora, estava composta pelos vereadores: Sales Lima (entrevistado de camisa listrada), Nego de Servi (presidente da Câmara Municipal), Nena Martins, Vicente Ramos e Raimundo Araújo, além da presença do vice-prefeito Luis Paulino.

Governador assina Ordem de Serviço de ampliação do abastecimento d’água e para a pavimentação da estrada de acesso à estátua do Cristo Redentor

O Governador do Estado da Paraíba, José Maranhão, assina neste sábado (31), a Ordem de Serviço para o início da obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município de Itaporanga. A cerimônia acontece às 16h, no Centro Pastoral, ao lado da Catedral. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba irá gerenciar e fiscalizar a obra, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2010. Ordem de serviços para pavimentação da estrada de acesso à Estátua do Cristo Redentor também faz parte da agenda do governador em Itaporanga. O governador estava acompanhado do deputado federal Wilson Santiago (PMDB), do ex-prefeito Antônio Porcino e do ex-vereador Toinho da Loja, líderes do PMDB em Itaporanga.
Segundo dados da Diretoria de Expansão, serão implantados 8 quilômetros de adutora de água bruta, 24 quilômetros de rede coletora, um reservatório elevado, um reservatório apoiado, uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), além da implantação de 602 ligações domiciliares. O manancial que irá abastecer a cidade é o Açude Cachoeira dos Alves, que conta com capacidade de vazão de 105,01 litros por segundo. Segundo o gerente de Obras da Cagepa, engenheiro Ricardo Moisés, “o fornecimento de água tratada para Itaporanga estará garantido até o ano de 2027 e a estimativa é atender, até lá, cerca de 30 mil famílias”.
O último projeto para Itaporanga, voltado para a ampliação da rede de abastecimento de água, data da década de 80. Desde então foram realizadas apenas algumas extensões de rede esporádicas de pequeno diâmetro. Segundo dados da Diretoria Comercial da Cagepa, havia, em 2006, cerca de 4,5 mil casas cadastradas pela empresa no município. Dentre estas, 1.438 não contavam com hidrômetros instalados e 555 estão desativadas. A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Itaporanga está orçada em R$ 3,7 milhões oriundos da própria Cagepa e do Governo do Estado.
Eber Freitas, da Assessoria de Imprensa da Cagepa

Governador José Maranhão será o homenageado hoje na 'V Festa Vip' de Itaporanga

E hoje acontece em Itaporanga a quinta edição da já badalada "Festa Vip" onde são premiadas diversas personalidades que são destaque no mundo da indústria, comércio, agricultura, educação, cultura, justiça, saúde, política, comunicação e sociedade. O evento é promovido e comandado pela promoter Lúcia Davi e sempre destina uma homenagem especial principal a personalidade que empresta seu nome a cada ano ao "Prêmio Personalida Vip".
Este ano o homenageado será o governador José Maranhão, que já está em Itaporanga. A "V Festa Vip", deste ano, será realizada nos salões do CEMFEL - Centro Municipal de Formação, Esporte e Lazer (antigo Campestre Clube) que deve receber muita gente, principalmente, do cenário político estadual ligada ao homenageado.

Dois morre e 4 fica feridos em acidente na BR-426, entre Piancó e Santana dos Garrotes

Na manhã de hoje, sábado 31/10, as 5:30, no trecho da BR-426 entre Piancó e Santana dos Garrotes, precisamente à altura do Sítio Serrinha, uma caminhonete D-20, cor verde, placa KFF2218/PB, conduzida por Wilame Lopes Felipe, que seguia até à cidade de Santana dos Garrotes, transportando feirantes, veio a capotar, em decorrência do condutor do veículo ter perdido o controle da direção.
Na caminhonete se encontravam várias pessoas que costumeiramente vendiam seus produtos na feira livre da cidade de Santana dos Garrotes. Como saldo negativo, seis feridos dentre os quais duas vítimas fatais: WILAME LOPES FELIPE, 29 anos, comerciante, residente na cidade de Piancó, conhecido por Lulu e LUCIANO PEDRO DO NASCIMENTO, 22 anos, estudante e também, residente na cidade de Piancó.
O policiamento de Santana dos Garrotes ao tomar conhecimento do fato, deslocou-se ao local; e imediatamente acionou o resgate do Corpo de Bombeiros da cidade de Patos, bem como, os plantonistas do SAMU da cidade de Piancó; igualmente deu ciência do sinistro, à Autoridade Policial Judiciária, para a tomada de outras providências relativas ao caso.
Com informações da 3 Cia, Texto e Foto: Blog do Ary Ramalho

Vereadores do Vale do Piancó promovem reunião em Itaporanga para debater a inclusão do Vale no projeto de Transposição do Rio São Francisco

Vereadores de diversos municípios do Vale do Piancó se reuniram na manhã deste sábado (31), na Câmara Municipal, para debater a possibilidade de entrada da região no projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco. O evento contou com a participação, como palestrante, do itaporanguense e ex-deputado Chico Lopes, secretário executivo do Comitê Estadual em Defesa da Transposição das águas do São Francisco, um verdadeiro guerreiro e lutador dessa causa.
De acordo com Chico dois documentos foram protocolados no Ministério da Integração Nacional, no entanto, estes não foram suficientes para a entrada do Vale do Piancó no projeto, que injustamente deixa essa região de fora. A idéia de mobilizar os Vereadores de todo o Vale partiu lá da cidade de Conceição, onde os parlamentares-mirins daquele município se organizaram e buscam apoio dos demais colegas da região no sentido de travar uma nova luta pela inclusão do Vale.
A comitiva de Conceição estava composta pelos vereadores: Sales Lima (idealizador do movimento), Nego de Servi (presidente da Câmara Municipal), Nena Martins, Vicente Ramos e Raimundo Araújo, além da presença do vice-prefeito Luis Paulino. O propósito dessa equipe é debater o assunto de maneira aprofundada e buscar uma audiência, incusive, com o próprio ministrao da Integração Nacional no sentido de se incluir o Vale no projeto.
Estiveram presentes vereadores das cidades de Conceição (precursores do movimento), Itaporanga, Piancó, Ibiara, Santana de Mangueira, Santa Inêz, Diamante, entre outros. Na oportunidade foi formada uma Comissão, representando os Veredores do Vale do Piancó, que terá como objetivo mobilizar a classe política e população regional para participarem de audiências públicas, programadas paras as próximas semanas, onde será redigido um documento contendo todos esses reclames endereçado ao Ministério da Integração Nacional.
A Comissão é formada pelos vereadores: Nena Martins e Sales Lima, da cidade de Conceição; Saulo e José Valeriano, da cidade de Itaporanga; e Pádua Leite, da cidade de Piancó. Chico Lopes fez uma demonstração virtual através de imagens, projetadas por um datashow, do projeto em si e de como as águas do 'Velho Chico' deverão chegar ao Rio Piancó, infelizmente retirado do projeto original sob manobra ainda desonhecida do Comitê Estadual em Defesa do projeto. Dessa reunião saiu a decisão de que haverá uma audiência pública no próximo dia 27 de novembro, a ser realizada na cidade de Conceição no auditório do Centro Administrativo. A comissão formada esta manhã será responsável por fazer uma grande mobilização na convocação de políticos à nível estadual, os prefeitos do Vale do Piancó, empresários e a população em geral. Logo após o término da reunião os vereadores de Conceição e o ex-deputado Chico Lopes se dirigiram até os estúdios da Rádio Correio do Vale AM, onde concederam entrevista ao editor que vocês conferem em instantes.

Comissão de Direitos Humanos da Câmara defende intervenção Federal na segurança da Paraíba

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, presidida pelo deputado Luiz Couto (PT), veio à Paraíba para discutir e avaliar o crescimento da violência no Estado. Segundo Luiz Couto é preciso que haja interação entre Estado e sociedade civil no sentido de fazer denúncias para melhorar a situação da segurança pública.
A comissão, desde 1995, vem realizando uma pesquisa sobre a situação da segurança em vários estados brasileiros, e de acordo com o estudo foram detectados 155 casos de crimes envolvendo grupos de extermínio na divisa entre a Paraíba e Pernambuco. Couto disse que nestes crimes dos grupos de extermínio, os executores queimavam as vítimas, cortavam as mãos, pés e cabeça para dificultar o reconhecimento do corpo, o que resultava no arquivo do inquérito, e por isso a maioria desses casos não chegam a elucidação.
O estudo revelou ainda, que grande parte dos homicídios registrados na Paraíba é contra negros, pobres, e jovens entre 15 e 24 anos, o que comprova a tese de que no Estado há um perfil de matança por classe. Com uma decisão consensual, os membros da comissão defenderam que na Paraíba é necessário que haja uma intervenção Federal na segurança pública e sugeriram que policiais de outros Estados participem das investigações realizadas como forma de prevenir a prática de ocultação de informações.
O evento contou com a participação de Firmino Fecchio, representante da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, Roseana Queiroz, da Assessoria Técnica da Comissão de Direitos Humanos, Fátima Lopes, da Defensoria Pública do Estado, Mário Gomes de Araújo Júnior, da Ouvidoria de Polícia, Nilo Tavares, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, entre outras autoridades.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Realizada em Itaporanga a I Conferência Municipal de Cultura com objetivo de propor ações no setor

Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (30), a 1ª Conferência Municipal de Cultura no município de Itaporanga. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, e contou com a presença dos Secretários José Joaquim (Administração e Finanças), Josias Tolentino (Educação), Petronila Neves (Diretora do Colégio Diocesan), Roberta Pereira (presidente do Conselho Tutelar), por este editor (presidente da Comissão Organizadora) e pelos demais membros desta Comissão (Jucivan Araújo, Felisberto Pereira, professor Moura, professor Francisco Raimundo), que foi nomeada através de Decreto pelo prefeito Djaci Brasileiro.
A conferência tem como objetivo discutir a cultura como política pública e foi baseada no tema da 2ª Conferência Nacional proposta pelo Ministério da Cultura que vai acontecer em 2010. O articulador Álvaro Fernandes, do SESC-Campina Grande, foi o convidado para ministrar a palestra de abertura e abordou o rumo da política cultural nas esferas municipal, estadual e nacional. Durante a solenidade diversos grupos de teatro e de danças fizeram apresentação artística, inclusive, mostrando uma forte diversidade cultura. As apresentações foram seguidas pela Quadrilha "Fogueira Acesa", logo após pela Banda Marcial Marta "Batista de Moura", depois pelo grupo de Hip-Hop, que arrancou aplausos do público, seguido pelo grupo de Capoeira (do PETI local), pelo GICI (Grupo de Incentivo à Cultura de Itaporanga) e, por fim, do grupo de teatro Grutane (da Escola Normal professor Francelino de Alencar Neves). José Joaquim, secretário municipal da Administração e Finanças, passou a mensagem do Sr. Prefeito Dr. Djaci Brasileiro, que colocou a atual gestão à disposição do evento e, por tabela, a determinação de se elaborar programas e projetos voltados para o setor cultural. Ele falou sobre a importância de se buscar uma maneira de implantar um grande plano municipal destinado a cultura. "Tudo passa, mas a cultura é eterna. O trabalho do prefeito Djaci Brasileiro tem um valor inestimável e certamente vai fazer a diferença, porque vai trilhar este caminho", enfatizou.O secretário Josias Tolentino (Educação) enfatizou na oportunidade que a cultura precisa ser pensada pelo município englobando todos os seus segmentos. Josias observou aos presentes que a política pública voltada para a cultura será uma realidade, muito em breve, e falou em fortalecer este setor. Com o desmembramento do setor de Cultura da Secretário Municipal de Educação. A juventude se fez presente em grande número mostrando seu interesse pela cultura e pelo tema proposto para esta conferência. E é justamente com esses jovens que vamos seguir, pulando os prováveis obstáculos que aparecerem pela frente.E como presidente da Comissão, no momento da minha fala, convoquei à todos que levantassem essa bandeira: a da cultura, para podermos construir um novo tempo em Itaporanga voltado para o desenvolvimento e a elaboração de políticas públicas consistentes que sejam capaz de inserir todos os jovens nessa temática, sendo responsáveis para juntos pensarmos a cultura no município. O professor Jucivan Araújo, Um dos membros da comissão responsável pela I Conferência Municipal de Cultura, foi o cerimialista do evento e a cada momento que se seguia ele falava de sua importância para o nosso município. O palestrante Álvaro Fernandes, em sua participação, discorreu sobre o tema proposto: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Em seguida explicou como deveriam ser executado os trabalhos dos cinco eixos temáticos, onde os presentes deverão escolher quais as prioridades que querem que sejam implantadas e incentivadas sua viabilidade pelo Poder Público. Logo após o fim da fala dos oradores todos os presentes se dirigiram para a formação dos grupos, nos seus cinco eixos temáticos, de onde sairam todas as diretrizes que deverão ser seguidas pelo Poder Público.

Porcino diz no Correio Debate que vota em Toinho da Loja para deputado e que Audiberg Alves tem compromisso com a reeleição de Zé Maranhão

O ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB) concedeu entrevista nesta sexta-feira (30) ao programa Correio Debate local, apresentado por Cláudio Nepomuceno e Flávio José, onde anunciou que o governador José Maranhão (PMDB), que estará amanhã em Itaporanga, vai assinar a ordem de serviço para o término da pavimentação da estrada do Cristo Redentor e o início da construção da adutora. Porcino anunciou também que o seu candidato a deputado estadual será o ex-vereador Toinho da Loja (PMDB), lembrando que a cidade ainda dispõe de outro bom nome para a disputa estadual: o Superintendente do DNIT-PB, Expedito Leite (PMDB).
No entanto, o causou um frisson danado foi à revelação de que o ex-vereador Audiberg Alves, líder do PTB em Itaporanga, “tem um compromisso firmado com agente de votar em José Maranhão para o governo em 2010”. Essa afirmação causou certo impacto nas hostes petebistas de Itaporanga já que foi o mesmo PTB, liderado por Audiberg, que organizou e promoveu um “Seminário” para mostrar Ricardo Coutinho (PSB), no mês passado, a estrela daquele evento, como o nome do PTB para o governo. Essa fala do ex-prefeito vem confirmar matéria que publicamos no dia 27 de setembro, depois da vinda de Ricardo Coutinho à Itaporanga, onde uma liderança política com linha direta com o governador nos revelava que Audiberg estava amarrado com a reeleição de Zé Maranhão (para conferir é só clicar no link a seguir: Opá: liderança do PMDB na região diz que duvida o ex-vereador Audiberg Alves apoiar RC em 2010). Na ocasião o ex-vereador procurou familiares meus dizendo que ia entrar com uma ação pela inverdade contida na matéria. Pois é! Mas agora quem confirma nossa postagem é nada mais nada menos do que o ex-prefeito e, sem a menor sombra de dúvidas, eu acredito nessa versão. Quem conhece a política de Itaporanga, como ela é, também acredita.
Antônio Porcino não ficou somente aí, não, durante a entrevista. O ex-prefeito ainda disparou que Audiberg Alves vai votar em Zé Maranhão porque o 'acordado' foi ele votar pra federal em Armando Abílio mas ao Governo ficou acertado o apoio à reeleição do governador. Porcino disse, inclusive, que Audiberg já foi mais beneficiado (??????) no atual Governo do que muitos peemedebistas, porém, ele não aparece. “Ele vai votar em Zé Maranhão porque tem um compromisso e também porque já foi muito bem privilegiado no atual governo do estado. Zé Maranhão já atendeu inúmeros pedidos de Audiberg. E em nossas conversas o próprio Audiberg nos assegurou que o único candidato que ele tinha era tão somente Armando Abílio, para deputado federal. Já para o Governo do Estado ele deve sim votar na reeleição de Maranhão”, comentou Porcino.
Diante dessa novidade Audiberg Alves agendou ida ao Correio Debate na próxima terça-feira (03), sob forte cobrança de seus correligionários, com o objetivo, segundo fonte petebista, de desmentir o que foi dito pelo ex-prefeito Antônio Porcino. Conversei hoje com um dos "gurus" de Berguim e ele me confirmou a ida do líder petebista ao programa nesta terça-feira.
Certamente são dúvidas que precisam ser dirimidas até porque o PMDB local foi fundamental para a campanha de Audiberg, à Prefeitura em 2008, segundo os próprios peemedebistas contribuindo financeira e logisticamente. Na foto acima, tirada no ano passado, aparece Toinho da Loja, um dos líderes do maranhismo em Itaporanga, hipotecando apoio do partido ao candidato petebista (Berguim) ladeado por Expedito Leite. Audiberg teve como vice Paulo Porcino (PMDB).

Comitê da Bacia do Piranhas-Açú fará 1ª reunião em Itaporanga para escolher coodenador da CPTI

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú vai realizar a 1ª Reunião da Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) na cidade de Itaporanga, nos dias 04 e 05 de novembro no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Um dos membros do Comitê é o Dr. José Silvino (foto), uma das maiores autoridades no assunto, com quem conversamos dias atrás em João Pessoa.
De acordo com o convite que recebemos, da Presidente do CBH-Piranhas-Açú (Cybelle Frazão Costa Braga) e da 2ª Secretária (Maria de Lourdes Barbosa de Sousa), a programação é a seguinte:
Dia 04 (quarta-feira)
Manhã - Chegada dos participantes da reunião
Das 14h às 18h - 1. Escolha do Coordenador da CTPI; 2. Escolha de uma Relatoria para a CTPI pelo Coordenador, dentre os seus membros; e 3. Avaliação do edital para contratação de Entidade de apoio ao CBH-Piranhas-Açú.

Dia 05 (quinta-feira)
Das 8h às 12h - 1. Constituição da Avaliação do edital para contratação de Entidade de apoio ao CBH-Piranhas-Açú; 2.Outros assuntos.

Será um importante momento na implementação da política das águas e especificamente da nossa bacia hidrográica. Os primeiros membros eleitos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu tomaram posse no mês passado em reunião realizada no Rio Grande do Norte. Os membros do comitê, entre eles o Dr. José Silvino (ex-prefeito de Itaporanga e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos) têm várias competências relacionadas à gestão de recursos hídricos da bacia, que terão impacto significativo sobre o desenvolvimento socioeconômico da região, tais como: aprovar o plano de recursos hídricos da bacia e acompanhar sua execução, arbitrar os conflitos relacionados ao uso da água do Piranhas-Açu, promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia.
A Bacia do Piranhas-Açu possui uma área total de drenagem de 43.681,5km², sendo 60% na Paraíba e 40% no Rio Grande do Norte. Dos 147 municípios abrangidos pela Bacia do Piranhas-Açu, 102 são paraibanos e 45 potiguares, totalizando mais de 1,3 milhão de habitantes. Muito provavelmente o Dr. José Silvino (foto), por toda sua experiência e conhecimento do assunto, será alçado à Presidência da CTPI, a ser escolhida nesta reunião em Itaporanga.
A nascente da Bacia do Piranhas-Açú está localizada no município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba; abrange toda a parte oeste do RN e se estende por toda a região central do território potiguar; sua foz está localizada na cidade de Macau-RN. Além do abastecimento humano, é largamente utilizada para atividades agrícolas, de carcinicultura, de piscicultura e diversos outros usos. Na Paraíba, 102 municípios estão inseridos total ou parcialmente na área da Bacia e 46 no Rio Grande do Norte. Ela possui dois importantes reservatórios: o sistema de reservatórios Curema-Mãe D’água, com 1,3 bilhões de m3, na PB, que pereniza o Rio Piancó e o trecho do rio Piranhas e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Açú, com capacidade máxima de acumulação de 2,4 bilhões de m3, no RN.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Deputado Efraim Filho defende aprovação da PEC dos Agentes de Saúde e Edemias

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), membro da Comissão que analisa a PEC 391/2009 que estabelece, em todo País, plano de carreira e piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), defendeu em entrevista na manhã desta quinta-feira (29) a aprovação da matéria.
O deputado estará no próximo dia 7 de novembro em Itaporanga participando de um encontro com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, que acontecerá na Câmara Municipal, sob a coordenação do agente Damião da Capela.
De acordo com Efraim Filho com a aprovação e regulamentação da PEC o Piso Salarial dos ACS e ACE será de R$ 930,00.“Aprovar a PEC 391/09, é investir na prevenção, é investir em políticas públicas de saúde preventiva, é evitar custos, já que tanto os Agentes Comunitários de Saúde como os Agentes de Combate às Edemias atuam na prevenção de doenças, orientando e educando a população” justificou.
A PEC está sendo analisada pela Comissão Especial na Câmara dos Deputados e seguirá para o Plenário, onde precisa ser aprovada em votação de dois turnos.

Cássio comparece ao aniversário de Padre Albeni e diz que debate político sobre 2010 é 'precipitado'

Empresário José Carlos da Silva Júnior (Rede Paraíba de Comunicação), Padre albeni, Cássio e Walter Santos
O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), apesar de estar retomando seus contantos ainda se mantém em silêncio Sobre 2010. Durante o aniversário do apresentador de TV Padre Albeni, nesta quinta-feira (29) ele limitou-se a reforçar que "o debate é precipitado".
"Hoje é uma noite de festa, prefiro não me pronunciar sobre política", esquivou-se lembrando que em novembro o debate será retomado. Cássio está acompanhando à distância todos os movimentos nos bastidores da política, entretanto, só quer ir para as ruas no final de novembro em diante.
Wscom

Primeira Dama Kátia Brasileiro recebe carinho do prefeito Djaci e funcionarios por seu aniversário

E esta quinta-feira (29) foi inteiramente dedicada à aniversariante do dia: a Primeira Dama Kátia Lúcia Fonseca Pinto Brasileiro, também Secretária Municipal de Planejamento e Gestão. Assim que chegou ao Paço Municipal "Prefeito José Moacir Pinto", nome do seu saudoso pai, Kátia foi recebida com uma festa surpresa. Acompanhada do marido, o prefeito Djaci Brasileiro, ela ouviu com muita atenção todas as palavras proferidas em sua direção.
A emoção foi inevitável. Pois, Kátia é uma mulher guerreira, forte e valente. lutadora incansável de personalidade forte e firme, inteligente e leal parceira. É vencedora, é nobre, filha, mãe, avó e amiga. É assim que Kátia se mostra: autêntica, ética e verdadeira. Sua mãe Dona Ivete Pinto esteve presente nesta singela homenagem, que na verdade se fez grande e emocionante ao tempo em que momentos de toda uma vida veio através das palavras e lembranças de dona Ivete. Já o prefeito Djaci Brasileiro fez questão de estar presente neste momento especial para a primeira dama Kátia, ressaltando suas qualidades e sua grande importância durante esse tempo em que estão casados. José Joaquim ficou encarregado de passar a mensagem, em nome de todos, e como sempre emocionou os presentes com a bonitas e marcantes palavras endereçadas a aniversariante do dia.Cirame Pinto, representando os funcionários, Geralda Figueiredo e Sebastião Lemos, representando os secretários, entregaram alguns presentes em nome de todos que fazem a administração municipal.A festa surpresa foi organizada pelos funcionários que trabalham no Paço Municipal para retribuir o carinho com que a Primeira Dama trata a todos. Muito emocionada ela agradeceu a todos: “este é o maior presente que eu poderia receber, que é o reconhecimento e a convivência entre vocês”. Disse ainda: "aqui não existe secretária e assessores e sim colaboradores que trabalham em prol da sociedade. Muito obrigado à todos vocês, cada um aqui tem minha gratidão pela grande contibuição dada a gestão". Ao partir o bolo, o primeiro pedaço foi para o Prefeito Djaci Brasileiro que esteve presente para abraçar e comemorar mais um ano de vida de sua esposa e companheira.

Romero quer a mobilização da classe política pela duplicação da rodovia do Brejo e Curimataú

O deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB) está defendendo a mobilização da classe política e de toda a sociedade em favor da duplicação da rodovia que parte de Campina Grande, seguindo por Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Remígio, Barra de Santa Roza, Cuité, Picuí, Esperança, até Areia, beneficiando diversos outros municípios da região do Brejo e do Curimataú. Na Assembleia Legislativa ele propôs a formação de uma Frente Parlamentar visando agilizar o empreendimento. De há muito ele tem defendido a duplicação, e acredita que, com a união de todos, o benefício de considerável apelo social e desenvolvimentista, será concretizado e contemplará milhares de pessoas.
Romero em pronunciamento na Poder Legislativo do Estado disse da importância da duplicação das estradas que cortam o Curimataú e Brejo do Estado da Paraíba, como forma de contribuir para o desenvolvimento dessas regiões, contemplar os comerciantes, empresários, professores, estudantes e toda a população residente nessas áreas. Ele teme o registro de novos acidentes e a agilização do desenvolvimento na região. Segundo ele, as atuais condições de tráfego nas rodovias que cortam essas regiões são muito precárias e contribuem seriamente para o risco de acidentes. Afirmou que as estradas não dispõem sequer de acostamentos e como estão localizadas em áreas serranas, em grande parte, particularmente no trecho de Campina Grande a Lagoa Seca, os perigos de acidentes se multiplicam, preocupando a todos.
O parlamentar disse que é muito importante que a Assembleia Legislativa, prefeitos, vice-prefeitos, Câmaras de Vereadores, Governo do Estado, Governo Federal e outros segmentos unam esforços visando buscar recursos para recuperar e duplicar essas rodovias. Ele cita que centenas de pessoas utilizam essas estradas diariamente, com o comércio sendo bastante intenso, porém os passageiros dos veículos têm colocado as suas vidas em risco constantemente com as atuais condições, sem sequer contar com acostamentos.
Outro aspecto que justifica a duplicação da rodovia diz respeito, no entendimento do parlamentar é a importância que essas localidades têm no setor universitário. Relembra que cidades como Areia, Bananeiras, Cuité, Lagoa Seca, e, particularmente, Campina Grande, detém importantes centros universitários e estudantis e com as péssimas e precárias condições de tráfego, fica muito difícil o tráfego, arriscando a vida de centenas de estudantes que se deslocam diariamente para essas localidades e vice-versa. Destaca, também, que essas rodovias acessam ao estado do Rio Grande do Norte, e com o tráfego sendo feito em estradas precárias os riscos são enormes.
Romero quer a participação de toda a sociedade desses municípios para que atuem junto aos Governos do Estado e Federal, buscando recursos para que o projeto de duplicação da rodovia aconteça no mais breve espaço de tempo possível.
Ascom

Prazo de adesão ao Garantia Safra acaba hoje e as cidades de Curral Velho, Diamante e São José de Caiana ainda assinaram adesão

Os 17 municípios paraibanos que ainda não aderiram ao Programa Garantia Safra 2009/2010 terão até esta quinta-feira (29) para regularização dos débitos de aportes e a adesão propriamente dita. A Coordenação Estadual do Garantia Safra informou a relação dos municípios: Araruna, Boa Vista, Borborema, Campo de Santana, Curral Velho, Diamante, Marizópolis, Natuba, Passagem, Pombal, Riachão de Bacamarte, Santa Terezinha, São Domingos do Cariri, São José de Caiana, Serra Redonda, Taperoá e Umbuzeiro.
O coordenador estadual Bruno Vieira Beltrão disse que as adesões devem ser feitas na sede do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na Avenida João da Mata, 400, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, e os Prefeitos precisam apresentar no ato da assinatura do Termo de Adesão, os cadastros do secretário municipal de Agricultura e do presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, além de comprovar a regularização de aportes municipais de safras anteriores.
Mais informações na Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e na Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra, pelos telefones (83) 3218-6717 ou 3218-6719.
Secom/PB

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Major Fábio cobra audiência com o governador Maranhão, para abrir um canal de negociação

“Não quero os Policiais e Bombeiros decepcionados novamente com o governador da Paraíba”.
O deputado federal Major Fábio (DEM-PB), já apresentou três solicitações de audiências para discutir a situação da Polícia Militar da Paraíba com o governador José Maranhão, porém o chefe do executivo paraibano não se manifestou sobre os pedidos do deputado federal que é relator da PEC 300. A Proposta de Emenda a Constituição que busca a equiparação dos salários dos Policiais e Bombeiros Militares com o Distrito Federal.
A intenção do Major Fábio é abrir um canal de negociação. O parlamentar lamentou a postura do atual governador que não respondeu suas solicitações. “Nós queremos uma audiência para discutir a gratificação de risco de vida. Não é o deputado federal, é o soldado da Polícia Militar da Paraíba, que na companhia dos representantes das Associações querem uma audiência com o governador para debater um tema tão importante”.
De acordo com o Major Fábio, o atual governador não aprendeu com os erros cometidos no passado. “Os tanques de guerra utilizados no passado pelo governo Maranhão, para conter a greve da Polícia Militar ainda estão na memória de todos os Policiais e Bombeiros Militares. Talvez quem os convocou tenha esquecido, mas quem sofreu aquele momento constrangedor não esquecerá jamais”, reportou-se o Major Fábio, que já recebeu centenas de e-mails dos Policiais em busca de informações sobre o resultado da audiência.
-Sobre a audiência não tenho o que dizer aos Policiais paraibanos, pois não obtive sequer uma resposta do governador. Para o Major Fábio, ‘o governo se prevalece do fato da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros não poderem deflagrar greves’. O deputado também chamou atenção para o crescimento dos indicies de violência na Paraíba. “Apesar do esforço dos Comandantes, delegados e agentes da Polícia Civil e Militar, a violência tem crescido na Paraíba. Chegou a hora de buscar novas alternativas para a segurança pública do nosso estado”, pontuou o Major.
O parlamentar apresentou sua solidariedade e apoio aos Policiais Civis que estão em greve no estado.
Ascom

Primeira dama vai assumir a Presidência do TJPB, por 9 dias, e pela 1ª vez na PB um casal assume o comando de dois dos mais importantes poderes

No mês que vem pela primeira vez em sua história o Estado da Paraíba terá um casal como ocupantes dos cargos mais importantes de dois poderes, o Executivo e o Judiciário. É que a primeira dama do Estado, desembargadora Maria Fátima Bezerra Cavalcanti assume, a partir do dia 29 de novembro, a presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba por um período de nove dias útieis. Com José Maranhão na chefia do Executivo paraibano, torna-se num fato histórico inédito.
A desembargadora, que ocupa o cargo de vice-presidente do Tribunal irá substituir o presidente do órgão, Luis Silvio Ramalho. O presidente se afastará para realizar um curso sobre administração judiciária, a ser realizado na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos da América. O afastamento do magistrado foi aprovado pelo Pleno na sessão da última quarta-feira (21). Os juizes Alexandre Targino Gomes Falcao e Kéops de Vasconcelos Vieira Pires também acompanharão o magistrado durante a viagem. O curso ocorrerá no período de 29 de novembro a 12 de dezembro. A Corte já havia homologado, no mês passado, a participação do presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, e do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, no mesmo curso.
“O afastamento dos magistrados não causará prejuízos para os serviços judiciários, pois o evento se dará por um período de nove dias úteis”, disse o presidente. A Resolução nº. 64/08, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), disciplina o afastamento de magistrados para fins de aperfeiçoamento profissional. Já o artigo 73, inciso I, da Lei Complementar nº. 35/79 (Lei Orgânica da Magistratura Nacional), permite que o magistrado seja afastado para frequência em cursos, a critério do Tribunal.

MPF aciona ex-prefeito de Igaracy Hélio Costa por improbidade administrativa

Hélio Costa (foto) fraudou e direcionou licitação para beneficiar construtoras. O Ministério Público Federal em Sousa (MPF) propôs ação de improbidade administrativa contra Francisco Hélio da Costa, ex-prefeito de Igaracy, por má aplicação de recursos federais repassados ao município. Além do ex-prefeito, duas pessoas e duas construtoras também estão sendo processadas pelo MPF.
As irregularidades, segundo o procurador da República Rodolfo Alves Silva, ocorreram na execução do convênio nº 344/2001, no valor de R$ 130 mil, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para melhorias sanitárias domiciliares no município. Conforme o MPF, o ex-prefeito fraudou e direcionou licitação para beneficiar as construtoras. Francisco Hélio da Costa, também omitiu-se do dever de fiscalizar a execução da obra, permitindo que a empresa não executasse a contento os serviços prestados e deixasse outros serviços sem execução”, citou o procurador na ação.
O Ministério Público pediu que os réus sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano, sejam proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos, além de terem suspensos os direitos políticos. Mesmo sócio-gerente – Segundo o MPF, embora três empresas tenham participado da licitação, na modalidade carta-convite, verificou-se que duas das empresas concorrentes, a Celta Construções e Empreendimentos Ltda e GM Engenharia Ltda, possuíam o mesmo sócio-gerente.
Para tentar burlar a fiscalização e dar um ar de licitude à fraude, outras pessoas figuraram como representantes legais das duas empresas, assinando os documentos apresentados. De acordo com o Ministério Público a prova do ajuste entre as empresas para beneficiar a vencedora da licitação, é que, embora a empresa vencedora do certame tivesse sido a Celta, ela repassou para a GM dois cheques nominais que recebeu da Prefeitura de Igaracy como pagamento pela obra.
Obras inacabadas
Além da fraude na licitação, verificou-se que o gestor municipal liberou a verba completa para a empresa Celta sem que a obra estivesse definitivamente concluída e aceita pela administração municipal. Relatórios de visita técnica feitos em 2003 constataram que, das melhorias sanitárias domiciliares, 43 estavam sem sumidouro, 136 sem o tubo de ventilação e cinco sem a calçada de proteção. Entre outras pendências, constatou-se ainda que as fossas sépticas de todos os módulos não haviam sido construídas.
“Tal conduta gerou prejuízo ao erário público federal e infringiu normas básicas das finanças públicas e dos princípios basilares que regem toda a administração pública”, apontou o procurador da República. Ação de Improbidade nº 2009.82.02.002290-7
Clickpb

Padre tarado de Juru foge para não ser linchado

O padre celebrava missa nessa igreja e depois papava os meninos. A pequena e simpática cidade de Juru, no sertão da Paraíba, está em pé de guerra desde que descobriu que o vigário Antonio Evandro é um pedófilo. O padre fugiu da cidade e se escondeu na sede da Diocese, em Patos, para não receber o castigo dos moradores. O padre seduziu sexualmente várias crianças da região.
A descoberta se deu domingo, logo após o encerramento da Festa da Padroeira. Com o estouro da bomba, a população tratou de procurar o padre, que escapuliu sob as sombras da noite e está com paradeiro ignorado, embora informações dêem conta de que se encontra em Patos, junto ao bispo, pedindo proteção. Conforme a descoberta, o Padre Antonio Evandro "pedofilou" várias crianças e adolescentes de Juru, a todos prometendo o reino dos céus.
TiãoLucena
Comentários para este Post:
maria da penha disse...
eu ainda não acreditando que o padre evandro teve coragem de fazer essa barbaridade.pois a sua personalidade,o seu trabalho ñ adimitia isso...eu conhecia o padre Evandro mas depois de um acontecimento como esse ele não pode ficar esem sua punisão...
30 de Outubro de 2009 08:35

Pela 2ª vez nome de Remígio Jr. bate na 'trave' e o Presidente Lula escolha Newton Vita para o TRE-PB

E novamente não deu para o Advogado Remígio Júnior (foto). Pela segunda vez a bola bate na 'trave'. O Presidente Luis Inácio Lula da Silva escolheu o advogado Newton Vita, que foi nomeado nesta quarta-feira (28) como novo juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB), em substituição ao juiz Renan Vasconcelos.
Vita, que deve assumir as funções já na próxima semana, foi escolhido pelo presidente da República numa disputa com os também advogados Remígio Júnior e Paulo Câmara. O despacho do presidente Lula, com a nomeação do novo juiz do TRE paraibano, foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (28). Newton Nobel Sobreira Vita é filho de Nobel Vita e sobrinho do atual secretário estadual da Administração Penitencia, Roosevelt Vita. Ele atua no escritório do advogado Jhonson Abrantes, em João Pessoa.
A lista tríplice para preenchimento de uma vaga de juiz membro efetivo foi escolhida pelo Pleno do TJ-PB, na sessão do dia 6 junho passado. os candidatos mais fortes eram: João Ricardo Coelho, Márcio Henrique, Newton Vita e Paulo Câmara. Newton Vita vem a ser, também, cunhado do presidente do TJ, desembargador Luiz Sílvio Ramalho;
No ano passado foi aberta uma vaga para substituição de Nadir Valengo na composição do TRE-PB e a lista tríplice contendo os nomes dos representantes da categoria dos advogados paraibanos seguiu para o Ministério da Justiça, em seguida, foi enviada ao presidente Lula. A lista tríplice era composta pelos advogados Antônio Remígio Júnior, o mais votado à época durante a escolha feita pelo Tribunal de Justiça do Estado; seguida por Lira Benjamin e Eugênio Nóbrega.
A Presidência da República deixou em banho-maria a nomeação do escolhido, por pelo menos quatro meses, até o resultado da cassação de Cássio Cunha Lima. O afastamento de Valengo aconteceu no dia 12 de novembro. E o nomeado por ato do Presidente da República, publicado no Diário Oficial da União do dia 26 de março deste ano, foi o advogado Lyra Benjamin.

28 de outubro - Dia do Servidor Público

Recebam os bons e verdadeiros servidores públicos a nossa homenagem, a nossa gratidão e o nosso apelo para que não deixem o serviço público e o exerçam com orgulho. O bem precisa vencer neste país e os servidores públicos terão papel decisivo.

Efraim lamenta rebelião em presídio da Paraíba

O senador Efraim Morais (DEMOCRATAS-PB) lamentou nesta terça-feira (27) a rebelião de presos, ocorrida na manhã da última sexta-feira (23), na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, em João Pessoa, também conhecida como Presídio do Roger. A rebelião deixou cinco detentos mortos, queimados vivos, e outros 41 feridos, estando nove deles em estado gravíssimo com queimaduras de terceiro grau. Os rebelados reclamaram da proibição das visitas íntimas.
Para Efraim, o quadro da segurança pública em todo o país é assustador e está claro que a atuação das três esferas de governo (municipal, estadual e federal) nessa área merece severa reprovação por parte da opinião pública. Ele disse que a evolução que se observa ao longo dos anos é a do crime e não do seu combate. O senador manifestou indignação com o fato de que a rebelião de presos em João Pessoa não é uma exceção, mas uma regra em todo o país. Ele assinalou que a violência das ruas apenas reflete a violência das prisões. Como exemplo, citou o número de homicídios, que chegou a 48 mil por ano, colocando o Brasil entre os países com maior índice de homicídios em todo o mundo.
- Embora outros aspectos da atuação governamental - como a política de juros, os impostos e as ações na área de saúde - também sejam reprovados pelos brasileiros, é exatamente na segurança pública que se constatam os mais elevados índices de reprovação - afirmou o senador, citando pesquisa realizada pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Citando outra pesquisa feita há dois anos pelo Instituto Sensus para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Efraim lembrou que na opinião de 76% dos entrevistados a violência e a criminalidade estão fora do controle das autoridades. Para o senador, a situação da segurança pública na Paraíba atingiu o nível do "descalabro" por causa da "absoluta inépcia, paralisia, desorientação e falta de firmeza" do governo estadual.
- Os paraibanos assistem estarrecidos a uma escalada de execuções, assaltos a cidadãos, a agências bancárias, a casas lotéricas, a ônibus urbanos e interurbanos. Desde a capital até as mais remotas localidades do interior, o que os órgãos de comunicação locais registram são ações cada vez mais ousadas dos deliquentes, que se sentem confiantes para agir - lamentou.
Ascom

Após ser medicado Antônio Porcino passa bem

Com relação ao acidente automobilístico sofrido na noite de ontem pelo ex-prefeito Antônio Porcino, da cidade de Itaporanga, as informações chegadas ao Blog pelos seus familiares é de que, apesar do forte impacto que destruiu o veículo, ele está bem, assim como Geraldo Pedro. Foram medicados em seguida trazidos para Itaporanga. Os dois estavam vindo de João Pessoa e numa reta entre as cidades de Catingueira e Santa Terezinha ele perdeu o controle do veículo, que veio a capotar por várias vezes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Branco pede "cuidado" à Casa ao dar Medalhas

O deputado estadual Branco Mendes (DEM) deu voz, na sessão ordinária desta terça-feira (27), ao “mico” que a Casa de Epitácio Pessoa “pagou” há poucos dias por conceder uma medalha ao empresário Daniel da Coroa, acusado de vários crimes, inclusive formação de quadrilha.Branco foi à tribuna, no pequeno expediente, pedir que a Assembléia tenha mais responsabilidade e cuidado ao conceder medalhas e honrarias. “Precisamos saber se o homenageado tem conduta ilibada”, afirmou o parlamentar sem citar nomes.
Ele lembrou que todas essas honrarias devem ser analçisadas e aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça, como determina o Regimento. O que Branco não disse é que a CCJ, presidida pelo vigilante deputado oposicionista Zenóbio Toscano (PSDB), aprovou a concessão da comenda a Daniel da Coroa, fato que motivou uma nota de protesto do Ministério Público Federal, que investigou todos os crimes supostamente cometidos pelo empresário.
Ascom

Reunião define as diretrizes que vão nortear a I Conferência Municipal da Cultura em Itaporanga

Na manhã desta terça-feira (27), um dia com agenda lotada, tivemos uma importante reunião no Gabinete da Secretária de Planejamento e Gestão, do município de Itaporanga, com diversos atores da área cultural e segmentos outros com o objetivo de traçarmos as diretrizes que serão trabalhadas durante a I Conferência Municipal da Cultura da cidade de Itaporanga, marcada para a próxima sexta-feira (30).
Estiveram presentes, além do editor: Francisco Raimundo (Vice-Diretor do Colégio Diocesano), Jucivan Araújo, Moura Brasil, Felisberto Pereira, Mara (BNB-Clube), Odilon (Gici), Onildo Mendonça (Zé do Agreste), Mamá (maestro da Filarmônica Cônego Manoel Firmino), entre outros. A parti de agora vamos fazer um planejamento e consistente trabalho para difundir este setor na 'Rainha do Vale'.

Expedito Leite está de parabéns pela contribuição que vem dando ao desenvolvimento de Itaporanga

O conterâneo Expedito Leite desde que assumiu a direção da Superintendência do DNIT na Paraíba vem se mostrando um gigante à frente daquela autarquia, inclusive, colhendo os frutos de ser o responsável pela Paraíba ter uma das melhores malha viária do Nordeste. E com relação ao Vale do Piancó ele tem se destacado como um incansável lutador pela manutenção da BR-361 e pela construção de novos trechos.
No caso de Itaporanga sua atenção tem sido redobrada, onde ele saiu da alçada restrita de empreender forte trabalho na recuperação da malha viária passando a dotar o município de maquinário, como aconteceu três anos atrás quando doou vários veículos durante a gestão passada, do ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), e quando faz doação de outros veículos, agora, na gestão Djaci Brasileiro (PSDB).
Os nossos parabéns ao competente e esforçado Expedito Leite.

Apenas sete Câmaras do Vale do Piancó estão com situação refularizada, constata o TCE-PB

Após análise técnica, o Tribunal de Contas do Estado constatou que outras 78 Câmaras Municipais paraibanas estão regularizadas em relação às informações repassadas por seus dirigentes sobre gastos com pessoal. Em princípio, o TCE registrou a normalidade em apenas 34 Casas Legislativas. Agora, já são 112 as Câmaras com situação regularizada.
Dentre a relação das Câmaras que estão regularizadas estão as seguintes do Vale do Piancó: Curral Velho, Diamante, Ibiara, Pedra Branca, Piancó, São José de Caiana e Olho DÁgua.
Clickpb

Conselho Tutelar soluciona caso e menor que se encontrava no PE retorna para Itaporanga

Semana passada, mais precisamente no último dia 23, membros do Conselho Tutelar da cidade de São José de Belmonte, no vizinho estado de Pernanbuco, estiveram em Itaporanga com a missão de trazer de volta uma menor que se encontrava naquela cidade se prostituindo, levada por uma senhora.
A menor M.A.V.S, de 15 anos de idade, induzida que foi havia fugido com uma senhora (na foto abaixo de blusa marron) rumo àquela cidade com o intuito de se prostituir. No entanto, de imediato, os conselheiros Roberta Pereira (Presidente), Léo e Júnior, membros do Conselho Tutelar de Itaporanga, foram acionados e após uma perseguição na direção daquele município, acabaram por localizar o paradelo da menor.
Ao entrar em contato com o Conselho Tutelar de São José de Belmonte, este se engajou na missão de pegá-la e reconduzí-la de volta ao município de Itaporanga, o que acabou acontecendo. Os conselheiros pernanbucanos aproveitaram para conhecer a sede do Conselho Tutelar loca. Infelizmente não podemos passar mais detalhes devido determinadas ações do Conselho serem efetuadas em sigilo.Assim os conselheiros Josinaldo Rodrigues (Presidente) e Maria da Penha Monteiro de Oliveira, membros do Conselho Tutelar da cidade de São José do Belmonte (PE), estiveram em Itaporanga acompanhado a menor no seu retorno ao convívio de sua família.
Parabéns à todos esses conselheiros que verdadeiramente destinam suor e com muita vontade, força e determinação, desempenham suas funções de maneira eficiente na solução dos casos surgidos. A população agradece a luta desses bravos guerreiros.

Superintende do DNIT-PB Expedito Leite fez doação hoje de dois veículos ao município de Itaporanga; prefeito Djaci recebeu as chaves no Paço Municipal

Na manhã desta terça-feira (27) a cidade de Itaporanga teve a grata satisfação de ganhar mais um presente de um dos seus filhos ilustres. O Superintendente do DNIT-PB, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, Autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes, Expedito Leite veio à Itaporanga fazer a doação de dois veiculos à Prefeitura Municipal.
O ato aconteceu no Paço Municipal "Prefeito José Moacir Pinto", onde o prefeito Dr. Djaci Brasileiro agradeceu a atenção especial que Expedito destinara ao município. Foram doados pelo DNIT-PB uma caminhonete D-20 cabine dupla e uma Parati, em bom estado de conservação e com jogos de pneus novinhos em folha.
A transmissão das chaves dos dois veículos aconteceu no Gabinete do Prefeito. É bom ressaltar que o DNIT-PB está executando recuperação da malha asfáltica da cidade, com recapeamento de parte do trecho das principais avenidas. Operários já estão trabalhando desde as primeiras horas da manhãs desta segunda-feira (26). O recapeamento empreendido pelo DNIT-PB vai desde a entrada da cidade, sentido de quem vem de Piancó, até o entroncamento com a estrada de acesso ao município de Pedra Branca, que passou a ser definida como área urbana.De tão entusiasmado que estava, o prefeito mostrou os documentos dos veículos logo após a assinatura do documento de doação por parte do DNIT-PB. "É um momento muito bom para o município porque como todos sabem a administração municipal carece muito, pois estamos com nossa frota restrita justamente pela falta de carros para o bom desempenho dos serviços públicos. E essa ajuda veio em boa hora", comentou Djaci Brasileiro. Expedito Leite estava acompanhada, durante a entrega dos veículos, de engenheiros do DNIT-PB, do ex-interventor de Itaporanga (na década de oitenta) Murilo Bernardo e de Antônio Leite, presidente do PMDB da cidade de Pedra Branca.Em seguida Djaci Brasileiro e Expedito Leite se dirigiram ao lado externo do Paço Municipal para a transmissão simbólica das chaves dos veículos e, ainda, uma verificação in loco dos dois, além, de algumas recomendações passadas pelo superintende do Dnit-PB. O prefeito Djaci Brasileiro fez questão de ver o interior dos dois veículos e, ao final, renovou os agradecimentos ao superintendente Expedito Leite, pela grande contribuição que vem dando ao município de Itaporanga, sua terra natal.

Na África do Sul, Cícero Lucena conhece o modelo de fiscalização da Copa 2010

O presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014, senador paraibano Cícero Lucena (PSDB), iniciou nesta terça-feira (27) as atividades da Missão Oficial do Senado Federal a África do Sul, país sede da Copa de 2010.
O senador faz parte da delegação de parlamentares que integra a comissão organizada pelo Ministério das Relações Exteriores para conhecer e discutir as iniciativas de fiscalização, controle e acompanhamento da Copa do Mundo de 2010. O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB-PB) também integra o grupo de brasileiros. As visitas técnicas terão prosseguimento até o dia 31 de outubro. De acordo com o senador Cícero Lucena, a Subcomissão de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, tem o objetivo de oferecer informações transparentes a sociedade sobre a execução das obras e o cumprimento do caderno de obrigações da FIFA.
Lucena acredita que a realização da Copa do Mundo em 2016 representa a oportunidade de o Brasil assumir papel de protagonista no cenário mundial. Trabalham em conjunto as Subcomissões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além do Tribunal de Contas da União, os órgãos estarão lançando em breve, um Portal na Internet, com informações sobre a aplicação dos recursos públicos nas obras.
Ascom

Secretário Gaudêncio Mendes anuncia fim da greve dos servidores da saúde em Itaporanga

O Secretário Municipal da Saúde em Itaporanga, Gaudêncio Mendes de Sousa, acaba de nos informar que em reunião finalizada instantes atrás foi possível um acordo com o comando de greve dos funcionários da saúde e chegou-se a um denominador comum onde teve como resultado o fim da greve do setor.
Comentários para este Post:
isabel disse...
Graças a Deus e a Justiça tudo foi solucionado!!A população de Itaporanga não merecia passar por essa dificuldade.
28 de Outubro de 2009 01:26

Ex-prefeito Antônio Porcino sofre acidente na BR-361 e veículo capota várias vezes na rodovia

Exclusivo - Acabo de receber informações dando conta de que o ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB), neste instante, acaba de sofre um acidente automobilístico chegando a capotar várias vezes o veículo Pickup Hilux cabine dupla de cor preta, placa de Itaporanga, na BR-361 no trecho entre os municípios de Catingueira e Santa Terezinha. O ex-prefeito estava acompanhado do professor Geraldo Pedro (Cobal), que foi Secretário da Educação em sua gestão. A Polícia Rodoviária Federal já está no local e o ex-prefeito Porcino junto com Cobal foram conduzidos ao Hospital Regional de Patos.
Mais informações em instantes...